Projeto “Primeira Exportação†vai preparar empresas potiguares para o mercado internacional |
Terminou agora há pouco, no Sebrae RN, a primeira Jornada de Comércio Exterior, promovida pelo Banco do Brasil e instituições financeiras parceiras. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que também teve o lançamento do segundo ciclo do projeto “Primeira Exportação”.
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o projeto tem o objetivo de estimular as exportações das micro e pequenas empresas (MPEs). De acordo o superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, o projeto deverá preparar a entrada dessas empresas no comércio exterior, para que seja feita com um maior profissionalismo.
“Se conseguirmos fazer com que pelo menos uma dúzia de empresas potiguares passe a atuar no mercado internacional de forma orientada, com todo o profissionalismo, então estaremos atingindo o nosso objetivo”, disse o superintendente.
Segundo ele, o primeiro ciclo do projeto “Primeira Exportação”, lançado em 2007, beneficiou oito empresas do Rio Grande do Norte, de setores como laticínios e fruticultura. “essas empresas estão exportando seus produtos e conquistando seu espaço fora do país. Com o segundo ciclo do projeto, esperamos que outras empresas sigam esse exemplo”, afirmou Melo.












