Anorc elege sua nova diretoria na noite desta terça-feira |
Após dez anos sem uma disputa eleitoral, os sócios da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) voltam a votar na noite desta terça-feira (2) para eleger a diretoria executiva que presidirá a instituição no próximo biênio. A eleição será disputada por duas chapas, uma delas liderada pelo atual presidente Marcos Teixeira e outra pelo candidato Orlando Procópio. Desde 2000 não havia disputa no pleito da Anorc, sem formação de chapa opositora e com o autal grupo gestor, na presidência desde 1996, sendo eleito por unanimidade.
O candidato da oposição, Orlando Procópio, conta que a ausência de diálogo foi o que impulsionou a criação da chapa "As posições são tomadas por poucas pessoas, sem ouvir todos os segmentos. A principal causa foi a insatisfação com isso". Para Procópio, o primeiro objetivo é trazer os criadores "para dentro da Anorc e fazer com que a associação se fortaleça pela representatividade dos sócios", reforça.
Orlando reconhece o bom trabalho da chapa da situação, mas ressalta a pretensão por mudanças por parte do novo grupo. O candidato conta que sua participação na Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc) foi o grande motivo de seu nome ter sido escolhido para representar a oposição e diz acreditar no equilíbrio da eleição. "Temos uma proposta nova, baseada na transparência, pois todos são do mesmo segmento, mas independente do resultado a Anorc estará em boas mãos", conclui.
O candidato Marcos Teixeira, que tenta a reeleição, conta que a grande bandeira da chapa é o trabalho que vem sendo feito no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes desde que o grupo da situação assumiu a Anorc, em 1996. "O parque tinha arames farpados e era invadido por vândalos para depredar. Fizemos seis mil metros quadrados de muro, de três metros de altura, colocamos cerca elétrica e demos segurança ao local", lembra o atual presidente.
Em caso de vitória, Teixeira explica que o objetivo é cada dia melhorar mais com o oferecimento de cursos, treinamentos e palestras para atualizar os sócios com o que existe de novidade na pecuária. Sobre a expectativa para o pleito, o atual presidente se sente otimista e acredita na soma de esforços independente do resultado da eleição. "Acho que está bom para o nosso lado, mas eleição é eleição, a gente só sabe na hora. Está tudo em paz, não existe necessidade de acirramento, o objetivo é colocar a associação para frente", finaliza.
A votação está prevista para começar às 19h no auditório do Parque de Exposições Aristófanes Fernades, em Parnamirim, com a apuração marcada para as 22h. Até as 12h desta terça 250 dos 480 sócios estavam aptos a votar no pleito, no entanto a expectativa é de que 270 pecuaristas votem. Além do presidente, serão eleitos também os membros da diretoria executiva, formada por 12 pessoas.












