São João e Copa aquecem vendas de fogos de artifÃcioSetor espera um incremento de 20% nas vendas para o perÃodo. |
Durante as festas juninas, as vendas de fogos de artifício registram aumento considerável. Em ano de Copa do Mundo, então, a expectativa é de que as vendas disparem ainda mais. No comércio natalense, os empresários projetam um crescimento de pelo menos 20% em relação ao mês de junho do ano passado.
De acordo com o presidente da Associação de Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Ailson Feitosa, esse aumento de 20% já é esperado para o São João e a Copa do Mundo, mas em alguns casos, o crescimento pode até dobrar, chegando a 40%.
“Com o fim da crise e o aumento do poder aquisitivo da população, muita gente este ano vai torcer pela seleção com festa completa, incluindo fogos de artifício. A procura por estes produtos nas lojas especializadas já começou a movimentar o setor, que deve dobrar o número de vendas”, afirmou Feitosa.
Segundo ele, o bairro do Alecrim hoje conta com oito lojas de fogos de artifício, além de outros estabelecimentos autorizados a vender limitados tipos de fogos, como os populares chumbinhos, e todos já começam a registrar aumento nas vendas dos produtos.
“Todos os comerciantes já começam a contabilizar as vendas de fogos para o período. Porém, estão completamente conscientes dos riscos que envolvem o manuseio de fogos e estão seguindo as determinações do Corpo de Bombeiros. A segurança vem em primeiro lugar”, disse o presidente da associação.
Para Washington Reis, gerente de uma tradicional loja de fogos de artifício do Alecrim, o grande volume de vendas esperado para esse mês de junho vai depender diretamente do desempenho da seleção brasileira na África do Sul.
“Se a seleção for bem durante a Copa, aumenta e muito o faturamento. Se ficar no meio do caminho, o faturamento diminui, atrapalhando até as festas juninas. Ninguém vai ter clima para comemorar nada, se o Brasil for desclassificado”, explicou o gerente.
Ele lembra que durante os mundiais de 1986 e 1990, anos em que o Brasil não chegou nem a passar das quartas e oitavas de final, respectivamente, as vendas de fogos caíram bastante na loja. “Esperamos que nessa Copa, o Brasil mantenha o mesmo nível de futebol que vem apresentando nos últimos mundiais”, comentou.
E para o setor de fogos de artifício, não basta só torcer pela vitória. O saldo de gols também será muito importante para os negócios. “Quando o jogo tem vários gols, o cliente vem à loja com mais freqüência. Já que uma caixa de fogos contém seis unidades, ele vai soltar um ou dois por cada gol. Se o Brasil fizer três gols por partida, o cliente usará uma caixa para cada jogo. Se for zero a zero, ele guardará para o próximo. Então, nós do comércio estamos torcendo pela vitória da seleção, e por goleada!”, disse Washington Reis.












