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03/06/2010 08h51 - Atualizado em 03/06/2010 08h51

Cidade Junina aquece economia mossoroense em junho

Apontada como uma das maiores festas juninas do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina continua em 2010 uma tradição de 14 anos que consolidou a chamada capital do Oeste potiguar como um dos locais mais procurados da região durante o período. E mais do que animar o público com shows, quadrilhas e feiras, o evento, realizado neste ano entre 5 e 28 de junho, promete mais uma vez movimentar diversos segmentos da economia mossoroense.

Apesar de não arriscar números, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil, relata que o Mossoró Cidade Junina provoca um crescimento significativo nos setores, entre os quais estão comércio, hotelaria, gastronomia e até trabalhadores informais. “A expectativa é a melhor possível, a exemplo de anos anteriores o evento tem mobilizado toda a população”, conta o secretário.

Para Nilson Brasil, não existe a menor dúvida de que o comércio é o setor mais beneficiado e que registra o maior crescimento durante o evento, se levados em conta tanto comerciantes formais quanto informais. A expectativa é de que 1,2 milhões de pessoas visitem Mossoró durante o mês de junho, quase cinco vezes mais que o número de habitantes da cidade.

Com tanta gente na cidade, a hotelaria tem um prato cheio. O setor estima uma ocupação de 100% durante o evento principalmente nos fins de semana. No hotel Thermas, por exemplo, o chefe de recepção, Karlos Schneider, informa que 70% das reservas já estão feitas e que a lotação do local deve acontecer entre a sexta e o domingo com os clientes que deixam para fazer a reserva na hora, sem antecedência.

Mais do que o Mossoró Cidade Junina, Schneider lembra da Copa do Mundo, que tem sido explorada pelo hotel como um grande atrativo para os visitantes. “Estamos com uma estrutura montada para os clientes acompanharem a copa com um clima especial”, conta o chefe de recepção, que ressalta ainda os horários dos jogos do Mundial, entre 8h30 e 1530, para a utilização do Mundial como um fator atrativo.

Schneider espera um nível de incremento maior do que em 2009, assim como tem acontecido nos demais meses do ano. Assim como o chefe de recepção do Thermas, o gerente de vendas do Garpos Trade Hotel, Leonardo Nunes, também mostra otimismo quanto a junho, mês que segundo ele trará uma mescla de atrativos. Além de Copa do Mundo e Mossoró Cidade Junina, o gerente destaca o Dia dos Namorados e o Expofruit, que apesar de agregarem valor ao mês não tiram das festas tradicionais do posto de carro chefe.

Mesmo com tantos eventos, Nunes conta que os pacotes promocionais ficam a cargo das operadoras de viagem. Com 70% de sua capacidade ocupada, assim como o Thermas, o Garbos também espera a lotação, com um público que de acordo com seu gerente de vendas vem principalmente de Natal, Fortaleza e Recife, com o resto da demanda dividida entre locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

Estrutura

Em 2010, o Mossoró Cidade Junina disponibilizará uma estrutura de camarotes. Ao todo, serão dois, um deles vip, mais direcionado aos turistas. Na Estação das Artes, serão montados os palcos principais dos shows e a parte de bares e restaurantes. O palco principal do Mossoró Cidade Junina é a Estação das Artes Eliseu Ventania - antiga estação ferroviária - e outros ambientes do Corredor Cultural, da Avenida Rio Branco.

Somente o espaço da Estação das Artes abrange mais de 48 mil metros quadrados, onde são montados palcos, camarotes, arenas, barracas, o circo do forró, bares e restaurantes. É nessa estrutura que se apresentam mais de 100 grupos nacionais, regionais e locais. Em outras praças do Corredor Cultural acontecem atividades como festivais de quadrilhas juninas, encontros de sanfoneiros e shows de humor.


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