Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/12/2012 10h31

Demanda das empresas por crédito cresce 3,3% em novembro, aponta Serasa Experian

A alta verificada em novembro, na procura das empresas por crédito, foi uma recuperação parcial das quedas corridas nos dois meses anteriores (setembro e outubro).

A quantidade de empresas que procurou crédito em novembro avançou 3,3% em relação a outubro/12, conforme resultado apurado pelo Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com novembro/11, a demanda das empresas por crédito em novembro/12 foi 9,9% menor. No acumulado do ano (janeiro a novembro de 2012), a busca das empresas por crédito apresentou variação negativa de 4,5% perante o mesmo período de 2011.

A alta verificada em novembro, na procura das empresas por crédito, foi uma recuperação parcial das quedas corridas nos dois meses anteriores (setembro e outubro). Assim, é necessário que resultados positivos também predominem ao longo dos próximos meses, principalmente no início do ano (dezembro é um mês sazonalmente fraco em termos de demanda das empresas por crédito), para que se possa afirmar que, de fato, a busca das empresas por crédito tenha entrado numa trajetória consistente de reativação, alertam os economistas da Serasa Experian.

Análise por porte

O maior crescimento na demanda das empresas por crédito em novembro/12 foi verificado nas micro e pequenas empresas, com alta de 3,5% frente a outubro/12. Nas médias empresas o crescimento foi de 0,2% e nas grandes empresas foi de 1,5%, sempre em comparação com o mês imediatamente anterior (outubro/12).

No acumulado do ano, as grandes empresas estão registrando o maior crescimento na busca por crédito: alta de 14,8% de janeiro a novembro de 2012 frente ao mesmo período de 2011. Nas médias empresas, a alta registrada foi de 11,9%, e nas micro e pequenas empresas, a demanda por crédito recuou 5,5% no acumulado de janeiro a novembro de 2012.

Análise por setor

As empresas do setor de serviços foram as que mais cresceram a sua busca por crédito em novembro/12, registrando alta de 5,0% frente a outubro/12. Em seguida vieram as empresas industriais com alta de 2,3% e, por fim, as do setor de comércio com elevação de 1,8%.

No acumulado de janeiro a novembro de 2012, as empresas comerciais estão liderando a queda na demanda das empresas por crédito, com recuo de 6,0%. As indústrias estão com recuo acumulado de 4,6% e as empresas de serviços estão com a menor queda: 2,8% de declínio na demanda por crédito sobre o período de janeiro a novembro do ano passado.

Análise por região

A região Norte foi a que mais cresceu em termos de demanda das suas empresas por crédito em novembro/12: alta de 7,4% frente ao mês de outubro/12. No Sudeste, a alta em novembro foi de 4,2%, seguida pela expansão de 2,5% verificada na demanda por crédito das empresas da região Sul. No Nordeste a alta foi de 1,4% e no Centro-Oeste, a demanda das empresas por crédito cresceu 1,1% em novembro/12.

No acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2012, os menores recuos na demanda das empresas por crédito foram verificados nas regiões menos desenvolvidas do país: quedas de 2,6% no Norte e de 3,2% no Nordeste. A região Sul registrou recuo acumulado de 3,8% e no Centro-Oeste a queda foi de 4,2%. A maior variação negativa na demanda das empresas por crédito foi verificada no Sudeste: -5,5% frente ao período de janeiro a novembro do ano passado.

 

*Fonte: Serasa Experian

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo