Mesmo com dívidas, apetite das famílias para compras cresce em dezembroOs dados são das pesquisas de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgadas pela CNC |
Os resultados de dezembro das pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que, em todo o País, a intenção de consumo subiu, assim como o número de famílias endividadas.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou alta de 3,2% (138,0 pontos) na comparação com o mês imediatamente anterior e crescimento de 0,5% em relação a dezembro de 2011. Os efeitos sazonais de fim de ano, onde há maior elevação da disposição ao consumo, além do pagamento do décimo terceiro salário permitiu um aumento da confiança das famílias no período. E o percentual de famílias com dívidas aumentou em dezembro de 2012, tanto em relação ao mês anterior, quanto em relação a dezembro de 2011, mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic): o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros aumentou em dezembro de 2012, alcançando 60,7% do total, o maior patamar do ano. Em novembro de 2012 59,0% haviam declarado possuir tais dívidas e, em dezembro de 2011, 58,6%.
Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio












