Supermercados devem crescer 8,5% em 2012Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) antecipam aceleração das vendas em novembro |
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou, em 20 de dezembro, um levantamento que mostra que as vendas no ramo de hiper e supermercados cresceram 6,5% em termos reais na comparação entre novembro deste ano e o mesmo mês do ano passado. "Dessa forma, segundo a entidade, o setor acumula alta de 4,9% em 2012. Em relação a outubro, as vendas com ajuste sazonal apresentaram incremento pela quarta vez seguida (+1,6%)", afirmou Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Dados do mesmo setor, colhidos através da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE e ainda relativos a outubro, também registraram alta (8,4% no acumulado do ano), ou seja, 3,7 pontos percentuais acima do apurado pela Abras naquela ocasião.
Com base na PMC, a CNC estima que o setor de supermercados deve finalizar 2012 com um crescimento de 8,5% nas vendas. "A perspectiva favorável de evolução do mercado de trabalho e a expansão do crédito ao consumidor auxiliaram para esta perspectiva" afirmou Fabio Bentes.
O setor supermercadista é o de maior participação no faturamento total do varejo (36,6%). A CNC projeta alta de 9,1% nas vendas do comércio varejista para este 2012.
Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio












