IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/06/2010 09h22 - Atualizado em 05/06/2010 09h22

Fenacam será aberta segunda-feira no Centro de Convenções

Feira terá investimento de R$ 700 mil e terá 130 estandes.

A 7ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam) será aberta nesta segunda-feira em um clima de otimismo, ou “em ritmo de Copa do Mundo”, como diz o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha. O evento acontece no Centro de Convenções de Natal e tem como tema “Aquicultura: a alternativa para o aumento da produção de pescado no Brasil”.

“Os criadores estão realmente mais otimistas do que nos anos anteriores. Há um bom movimento importante dos investidores no Ceará e, no Rio Grande do Norte, aguardamos que algumas fazendas passem a atuar com todo a sua capacidade instalada para a melhora da nossa produção”, fala Rocha sobre a atuação das empresas Potiporã e Camanor. O estado continua na liderança da produção do crustáceo, com a participação de 80% no mercado nacional.

Para 2010, o presidente diz que o Rio Grande do Norte atingirá a produção de 25 mil toneladas do crustáceo, um crescimento de aproximadamente 13% em relação ao ano passado. Atualmente, o mercado interno é o destino de, segundo ele, aproximadamente 95% da produção nacional, quando no auge das exportações essa participação era de 25%.

Para Rocha, a mudança do foco dos produtores fez com que o câmbio deixasse de ser uma preocupação, sobretudo neste momento em que a moeda brasileira se aprecia em relação ao dólar americano. “Hoje os produtores estão bem mais tranqüilos com relação às oscilações da moeda. Praticamente ninguém mais se preocupa com o câmbio na atualidade”, comenta ele.

Porém, Rocha sublinha que sempre haverá uma parcela dos criadores que estará voltado para o mercado externo. “Não dá para dispensar mercados enormes como o dos Estados Unidos e o da Espanha, por exemplo”, acrescenta. Citando a Espanha, ele diz que um grupo forte de importadores daquele país estará na Fenacam.

A feira acontece de 7 a 10 de junho, com investimento de R$ 700 mil e terá 130 estandes, 24 palestrantes nacionais e internacionais, além de contar com a apresentação de 100 trabalhos técnicos científicos. A expectativa de público para o evento é de 10 mil pessoas.

Também acontecerá, paralelamente à feira, o 7º Festival Gastronômico de Frutos do Mar, 7º Simpósio Internacional de Carcinicultura e o 4º Simpósio Internacional de Aquicultura.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo