Ministro da Pesca e Governadora assinam convênios para investimentos no RNContratos de financiamento assinados na manhã desta sexta-feira irão viabilizar projetos voltados para o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado |
Por: Marcella Mendes
Pescadores do Rio Grande do Norte receberam boas notícias na manhã de hoje. O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e a governadora Rosalba Ciarlini assinaram uma de uma série de contratos de financiamentos importantes para a viabilização de projetos voltados para o desenvolvimento da atividade pesqueira. Um deles é o "Velas ao Vento", que deve beneficiar cerca de mil pescadores do litoral potiguar, através de um investimento de cerca de R$ 600 mil.
Seis representantes de colônias de pescadores do estado receberam do Ministro os cheques da primeira liberação do financiamento do Projeto. Após seis anos utilizando embarcações emprestadas, o pescador Alisson Danilo finalmente poderá comprar um barco próprio e os equipamentos necessários para exercer a profissão. "É uma grande conquista, sem o empréstimo isso não seria possível", afirma.
O Projeto Velas ao Vento também pretende melhorar a infraestrutura, através da adequação de velas e motores, além proporcionar melhores condições de trabalho com a implantação de equipamentos tecnológicos, como GPS, nas embarcações. "Com o projeto Velas ao Vento, os pescadores poderão navegar e voltar para casa com segurança. Eles também terão cursos sobre como operar o GPS, para usá-lo como aliado para enfrentar as adversidades", explicou Marcelo Crivella.
O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, ressaltou a importância dos equipamentos para os profissionais que sobrevivem da pesca. "Só no Rio Grande do Norte, 7 pescadores desapareceram em 2012. Com o GPS, a gente vai saber onde está nossa embarcação e como voltar para casa", disse.
O Ministro da Pesca também assinou um convênio com a prefeitura de Pedra Grande, para a implantação do Centro Integrado de Pesca Artesanal, o CIPAR. O centro dará condições estruturais para que os pescadores possam armazenar, beneficiar e embalar os pescados sem ter que recorrer à intermediários.
Na ocasião, os profissionais ainda receberam, simbolicamente, as carteiras de identificação de pescador. Com a carteira, o trabalhador passa a ter direito ao seguro defeso, aposentadoria e aos recursos do Plano Safra de Pesca e Aquicultura. A governadora Rosalba Ciarlini anunciou que cerca de 32 mil pescadores do estado devem receber o documento, sem burocracia. "O que antes servia de cabresto eleitoral agora será um direito do cidadão, uma forma de proteção ao trabalhador", afirmou durante o discurso.
Por último, o Ministro Marcelo Crivella apresentou a Unidade Móvel de Odontologia, que percorrerá o litoral potiguar prestando atendimento às colônias de pescadores. A unidade será entregue no próximo sábado (26).












