Cresce a procura por planos de previdência privadaCom as constantes medidas do Governo Federal para reduzir o déficit previdenciário, aderir a planos privados é uma forma de garantir uma boa renda na aposentadoria |
Por: Marcella Mendes
Garantir uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que seja necessário parar de trabalhar é uma preocupação da maioria dos trabalhadores. Como o benefício do governo tende a ficar cada vez menor, a cada dia cresce a procura por previdências privadas. A procura por planos aumentou cerca de 20% em apenas um ano. São mais de sete milhões de pessoas que investem parte do que ganham em busca de uma situação financeira confortável no futuro.
O aposentado Francisco Mendes resolveu adquirir o plano de previdência privada para melhorar a qualidade de vida. "Com os dois benefícios poderei investir em viagens e lazer, além de adquirir coisas que não seria possível apenas com o benefício do INSS", explica.
O aumento na adesão de planos individuais de previdência privada tem mostrado que o brasileiro nem sempre costuma deixar tudo para a última hora, pelo menos quando se trata de aposentadoria . A medida, que em um primeiro momento era vista como uma forma de poupança extra, passou a ser uma alternativa para garantir uma renda razoável ao fim de sua carreira profissional.
Os economistas estimam que a renda do contribuinte de uma previdência privada no final do período produtivo seja de pelo menos 70% da renda atual. Isso se levando em conta que os filhos já estarão crescidos, a casa própria deve estar quitada e outros gastos consideráveis do período de trabalho já não se façam necessários.
O investimento garante uma renda extra, mas os especialistas fazem um alerta: como qualquer outro tipo de negócio é preciso pesquisar. Pequenas diferenças contam muito no final.












