Crédito ao consumidor cai 1,3% em abril, aponta Serasa |
No mês de abril, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor registrou a quinta queda mensal consecutiva, iniciada em dezembro do ano passado. O indicador recuou 1,3%, atingindo o valor de 103,7. Isso significa que o ritmo da concessão de crédito no país deverá passar por um processo de desaceleração, especialmente durante o segundo semestre deste ano.
Segundo a análise feita pelos economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito provocado pelas elevações da taxa Selic, os cortes orçamentários com o objetivo de reforçar a geração de superávit primário do setor público e a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis estão entre os fatores que irão proporcionar um crescimento mais moderado do crédito com recursos livres aos consumidores, a partir dos próximos meses.
Porém, essa desaceleração tende a ser gradual, uma vez que o Indicador ainda se situa acima do nível 100. Nesse caso, o volume mensal de concessão de crédito aos consumidores permanecerá em patamar superior à sua trajetória de longo prazo, pelo menos durante os próximos seis meses.
Sendo assim, a esperada desaceleração das concessões de crédito ao consumidor parece não ser suficiente para evitar novas elevações da taxa básica de juros, no intuito de produzir um desaquecimento mais contundente da atividade econômica, necessário para a convergência da inflação à sua trajetória de metas.
Já o Indicador Serasa de Experian de Perspectiva de Crédito às Empresas cresceu 0,2%em abril ante o mês de março, atingido o valor de 98,4, após seis meses oscilando ao redor da estabilidade.
Esse resultado indica que o ritmo de concessões reais de crédito às empresas, efetuadas com recursos livres pelo sistema financeiro (basicamente operações de capital de giro), deverá continuar abaixo do seu equilíbrio de longo prazo (nível 100), assim permanecendo até fins de 2010.












