Roteiro criado pelo Sebrae movimenta o turismo no sertão do RNEm 14 meses, o roteiro rural "Do Sertão para o Mar" já levou mais de 600 pessoas aos municípios de Mossoró, Areia Branca, Tibau e Serra do Mel |
Por: Marcella Mendes
Conhecer o plantio e cultivo do melão, a forma como é feito o mel, ver de perto a produção de castanha de caju e visitar salinas: Tudo isso é possível em qualquer época do ano em alguns municípios do Rio Grande do Norte. Pensando no potencial turístico da região Oeste do estado, o Sebrae criou um roteiro cujo cenário é a paisagem do sertão e a vegetação é a caatinga. O roteiro "Do Sertão para o Mar" desponta como alternativa viável para a interiorização do turismo e já levou mais de 600 pessoas aos atrativos que integram o destino.
Segundo João Hélio Cavalcanti, diretor executivo do Sebrae, a ideia veio da crescente necessidade do mercado de oferecer novas modalidades de turismo para as pessoas que visitam o RN. "Nós observamos que há uma limitação nos atrativos turísticos oferecidos para as pessoas que pretendem passar o final de semana nessa região. Alguns hotéis passam a semana lotados e nos finais de semana esvaziam", explica.
Partindo da cidade de Mossoró, o roteiro rural beneficia empreendimentos nas cidades de Serra do Mel, Tibau e Areia Branca. "É um roteiro que oferece algo além do sol e mar, onde os turistas podem conhecer diversos processos produtivos", acrescenta João Hélio. Estudantes e representantes de instituições de ensino são a principal categoria de visitantes, que compõem o chamado turismo pedagógico. Em seguida, vem os turistas convencionais.
Um dos pontos fortes do roteiro "Do Sertão para o Mar" é a geração de renda para os empreendedores rurais, com a abertura de novas oportunidades de negócios e a venda dos produtos para os turistas. As pessoas que tiverem interesse em conhecer os atrativos do Oeste potiguar devem procurar agências de turismo para agendar visitas aos locais, ou obter mais informações com o Sebrae RN, através do site http://portal.rn.sebrae.com.br/ e do telefone 0800 570 0800












