Entrega de declarações segue em ritmo lento no RNA expectativa de Receita Federal é de que 254 mil declarações sejam entregues até o dia 30 de abril |
Por: Marcella Mendes
Começou no dia 01 de março e segue até o último dia de abril a entrega das declarações de imposto de renda física e jurídica 2013. Até esta segunda-feira (11), apenas cerca de 16 mil haviam sido entregues no Rio Grande do Norte . Segundo Blidenor Baracho, supervisor do imposto de renda, o ritmo lento na primeira quinzena de março já era esperado. "A maioria das pessoas deixa para fazer a declaração de última hora. No início do período de declarações, os contribuintes costumam reunir os documentos e procurar se informar a respeito", afirma.
Para este ano, a expectativa da Receita Federal é de que sejam entregues 254 mil declarações durante os 61 dias de prazo, número maior do que no ano passado, quando foram recolhidas 250 mil. A multa para os contribuintes que não entregarem a declaração do imposto de renda vai de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. "Já o contribuinte que cair em malha, deverá pagar o imposto suplementar e mais 75% sobre o valor que a receita federal lançar", explica Blidenor Baracho.
As declarações devem ser entregues via internet, através de programa gerador que está disponível no site da Receita Federal e, para enviar o documento, é necessário instalar também o programa Receitanet.
O contribuinte também pode emitir o documento por meio de disquete e entregá-lo nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. O prazo de entrega da declaração termina no dia 30 de abril.
"Para auxiliar os contribuintes, a Receita publicou um passo a passo na internet que mostra os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento", explica Blidenor.












