Menor participação da Petrobras no RN seria ruim para o Estado, afirma Sedec |
O titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Francisco de Paula Segundo, afirmou na tarde desta segunda-feira (07), que não vê de forma muito positiva a emenda ao Projeto de Capitalização da Petrobras que prevê a devolução de 100 milhões de barris à Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) para serem explorados pela iniciativa privada.
Apesar de achar que é importante dar oportunidade para que empresas privadas possam explorar, o secretário acredita que não seria bom a Petrobras sair do estado.
"A iniciativa privada não teria condições de fazer investimentos como os da Petrobras", disse o secretário, que participa de uma audiência pública na Assembleia Legislativa convocada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), para discutir a questão.
Entre os investimentos da Petrobras no Rio Grande do Norte, secretário citou a verba que a estatal destina às pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
No entanto, ele concordou que é importante destinar uma certa quantidade de campos de petróleo para a exploração da iniciativa privada. “Se existem os campos, o governo também deve dar oportunidade a empresas menores”, afirmou Segundo de Paula.
Perguntado sobre a possibilidade de devolução dos campos, Segundo de Paula disse achar pouco provável que todos os 100 milhões de barris sejam ocupados pelo setor privado. "É muito investimento em jogo", finaliza o secretário.












