IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/03/2013 14h50

Copom aumenta estimativa de recuo nas tarifas de energia para 15%

Para a gasolina, Banco Central manteve a estimativa de alta de 5% apurada na reunião anterior

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (14), aumentou a estimativa de recuo nas tarifas de energia elétrica residencial para 15%.

Na reunião anterior, realizada em janeiro, a estimativa de queda era de 11%. De acordo com o Comitê, a nova diminuição leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais recentemente anunciadas, bem como reajustes e revisões tarifárias programados para este ano.

No que diz respeito ao preço da gasolina, a entidade manteve a projeção de 5% de aumento, anunciada na reunião anterior. Já os preços da telefonia fixa e gás de botijão devem se manter estáveis no decorrer de 2013.

Preços administrados

Para o conjunto de preços administrados estima-se variação de 2,7% no acumulado de 2013; ante 3% considerados em janeiro.
Em 2014, o percentual de aumento manteve-se estável, em relação às últimas reuniões, ficando em 4,5%. Segundo a ata do Copom, esse número foi baseado em componentes sazonais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom

O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.
O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juros fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.

 

Fonte: Infomoney


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo