Demanda das empresas por crédito recua 4,4% em fevereiro, aponta SerasaSegundo o levantamento, na comparação com fevereiro de 2012, houve queda de 4,8% |
A demanda das empresas por crédito terminou o mês de fevereiro com recuo de 4,4%, na comparação com o primeiro mês do ano. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta segunda-feira (18), este recuo já era esperado, visto a forte elevação de 19,3% verificada em janeiro, assim como pelo impacto do Carnaval, que diminuiu para apenas 18 o número de dias úteis no mês passado.
Na passagem anual, ou seja, entre fevereiro de 2012 e o mesmo mês deste ano, houve recuo de 4,8%, enquanto no acumulado do primeiro bimestre houve queda de 5,1%, frente a igual período do ano passado.
Porte
As MPEs (micro e pequenas empresas) apresentaram o maior recuo na demanda da procura por crédito em fevereiro deste ano, com queda de 4,7%, frente a janeiro de 2013. Já nas empresas de porte médio a diminuição foi de 1%, enquanto que nas grandes houve recuou de 0,1% na mesma base de comparação.
No confronto anual, apenas as micro e pequenas empresas apresentaram recuo, de 6%. As grandes apontaram aumento de 19,8% na busca por crédito e as médias empresas tiveram avanço de 10,8%.
Regiões
Análise setorial
O estudo foi construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
Esta quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não-financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
Fonte: Infomoney












