Petrobras garante novos investimentos no RN e retomada de empregosEm reunião nesta quinta-feira (18) com a governadora Rosalba Ciarlini, a presidente da Petrobras, Graça Foster, assegurou a reintegração de cerca de 2.500 trabalhadores demitidos na região de Mossoró |
"Esse é um momento histórico para o Rio Grande do Norte, por unir todas as forças políticas do Estado", disse a governadora Rosalba Ciarlini logo após a audiência com a presidenta da Petrobras, Graça Foster, nesta quinta-feira (18). Rosalba disse que o encontro na estatal "superou as expectativas. Saio dessa reunião com a tranquilidade da retomada dos empregos e mais investimentos no nosso Estado".
A audiência, que durou mais de duas horas, foi solicitada na semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O presidente da Câmara foi quem coordenou os trabalhos e, na sua fala, disse que reconhecia "a forma gentil com que Graça Foster recebia toda a bancada federal e a governadora Rosalba Ciarlini para discutir assuntos de interesse do nosso Estado."
A presidenta da Petrobras assegurou a reintegração de cerca de 2.500 trabalhadores demitidos na região de Mossoró e anunciou mais 600 empregos. No dia 30 deste mês, Petrobras assinará contrato com duas novas empresas que, já a partir de maio, iniciarão o processo de contratações. Graça Foster também anunciou novos investimentos na bacia marítima e um outro leilão, em outubro, para novas empresas que irão explorar o Canto do Amaro, maior campo de produção em terra, na região de Mossoró.
Além de tranquilizar a comitiva potiguar com o anúncio de mais investimentos, a presidenta da Petrobras atendeu o apelo da governadora Rosalba Ciarlini para o aproveitamento de poços que são considerados improdutivos. "A Petrobras vai disponibilizar para o Governo do Estado todo o mapa destes poços, em torno de 100, para que possamos utilizá-los nas áreas com graves problemas de seca", disse a governadora, considerando esse "um ato de solidariedade para o momento difícil enfrentado pelo RN".
Participaram da audiência o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, toda a bancada potiguar na Câmara e mais o senador José Agripino, os deputados estaduais Leonardo Nogueira e Larissa Rosado; a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina; os vereadores de Mossoró Francisco José Júnior (presidente da Câmara Municipal) e Genivan Vale (autor da proposição da audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró), o empresário Nilson Brasil e o presidente do Sindicato dos Petroleiros, Antonio Araújo.












