IR: Receita recebeu apenas 41,1% das declarações esperadas |
Faltando 15 dias para o fim das declarações de imposto de renda para pessoas físicas, a Receita Federal do Rio Grande do Norte recebeu até a manhã desta sexta-feira (16) 94,5 mil declarações, o que corresponde a 41,1% do número esperado, que é de 230 mil.
O supervisor do Imposto de Renda de 2010, Fernando Dahia, recomenda aos contribuintes para não deixar para declarar na última hora. Ele lembra que no ano passado quase 20% das declarações foram feitas na última semana. “Quem deixa para os últimos dias pode ter problemas com o servidor e não conseguir declarar”, avisa.
A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira, o calendário de restituição do imposto de renda deste ano, que terá início em 15 de junho. Os idosos têm prioridade na restituição e depois é seguida a ordem de transmissões das declarações.
O prazo para entrega das declarações de imposto de renda teve início no dia 1º de março e se encerra no dia 30 de abril.
Em 2009, foram entregues, no RN, 245 mil declarações do IR. Em 2010, é esperada uma redução no número de declarações devido as mudanças nos critérios. As principais mudanças são as seguintes: o novo limite de R$ 300 mil relativo à propriedade de bens; o aumento no limite de rendimentos tributáveis, que passou para R$ 17.215,08; e a não-obrigatoriedade de entrega por parte de pessoas que participam do quadro de sócios das empresas, desde que não se enquadrem nas demais condições de obrigatoriedade.












