A fruticultura irrigada ganhará um espaço especial em Mossoró a partir desta quarta-feira (9), quando será aberta a 14ª edição da Expofruit 2010. Com o tema “Misturas do Brasil, a origem dos sabores”, a Feira Internacional da Fruticultura Irrigada promete atrair produtores, compradores, além de fornecedores de insumos, equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola. O evento, que terá cobertura completa do Portal Mercado Aberto, acontecerá no Centro de Exposições de Mossoró - Expocenter, instalado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Uma das novidades deste ano fica por conta da rodada de negócios, que ganhou um novo formato. “Serão três dias de rodada como forma de otimizar o tempo dos ofertantes/compradores e até mesmo dar mais oportunidade para os participantes conversarem e fecharem mais negócios”, explica o gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae e um dos coordenadores da Rodada, Eduardo Viana. A expectativa da organização é de que as rodadas gerem em torno de R$ 12 milhões em negócios.
Outra novidade da Expofruit é a presença da Unidade Móvel da Embrapa do Ceará disponibilizando cursos gratuitos de processamento de frutas. Durante os três dias da feira a unidade realizará cursos para agrônomos, técnicos e produtores interessados. Durante o evento os empresários terão acesso a diversos serviços bancários, com presenças confirmadas do Banco do Nordeste e da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN/RN), que oferecerão diversas linhas de crédito.
De acordo com a organização do evento, investidores brasileiros, ingleses, canadenses, alemães e poloneses já confirmaram a participação. Sweet Fruits de Portugal, Equicosta do Canada, Port Internacional da Alemanha, Carrefour de São Paulo e o Grupo Benassi também de São Paulo, além das cooperativas da região também estão confirmados.
Neste ano 200 empresas devem participar do evento. Elas ficaram distribuídas em uma área de 15 mil metros quadrados para 300 estandes. A Feira Internacional de Fruticultura Irrigada começa nesta quarta e se estende até a próxima sexta-feira (11), sempre funcionando das 18h às 22h.
Hoje o setor fruticultor brasileiro é visto como um dos mais promissores do mundo, no entanto das 43 milhões de toneladas produzidas no país, anualmente, apenas 2% são vendidas para o exterior.












