Em tempos de crescimento da economia brasileira, a fruticultura ganha destaque pela participação significativa na balança das exportações e visão de novas perspectivas dos negócios. Neste cenário, Mossoró recebe mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Irrigada (EXPOFRUIT) na Expocenter. Até sexta-feira (11), haverá momentos de reflexão sobre a qualidade do produto, debates sobre comércio justo, manejo e produção de frutas, discussões sobre agroecologia e agricultura familiar, e encontros entre compradores, nacionais e internacionais, e ofertantes, oriundos de vários lugares do Estado e do país.
No ano passado, as rodadas de negócios geraram, em torno de 12 milhões de reais, e aguarda-se que haja uma superação deste valor em 2010. “É o momento oportuno para produtores locais apresentarem os produtos e fecharem negócios com empresas internacionais que levam o sabor da fruta para mesas estrangeiras”, comenta Zeca Melo, diretor-superintendente do SEBRAE-RN, sobre a importância da Feira de Fruticultura para o mercado regional.
Entre os compradores, há empresas da Holanda (Alexport BV), Canadá (Equicosta), Polônia (Fresh World International), Espanha (Fruits CMR), Alemanha (Port Internacional), Portugal (Sweet Fruits), Inglaterra (Univeg Katope UK LTD). Nas empresas compradoras brasileiras, temos a Benassi , Carrefour , e grupo AM Frutas, ambos de São Paulo; Distribuidora de Frutas Martonetto, de Brasília, Fruticula CM, de Minas Gerais, e Silvestrin Frutas, do Rio Grande do Sul.
Nesta edição, 180 empresas participam e ocupam um espaço de 15 mil metros quadrados, sendo que cada estande tem 12 metros quadrados. Cerca de 70% delas é de multinacionais que vieram apresentar produtos e serviços para os visitantes da feira. O destaque é o retorno da Maisa ao evento e a entrada empresa Santa Clara, através do “Frisco”, que realiza degustação da nova linha de suco voltada para frutas encontradas na região do semi-árido como a acerola, por exemplo. “Nossa expectativa é registrar um crescimento de 20% em relação ano anterior”, declara João Emanoel, diretor da Promoexpo que organiza o evento.
Novidades da Feira de Fruticultura Irrigada de 2010
O formato da rodada de negócios é diferente neste ano. Cada comprador possui um estande para atender os ofertantes de frutas. De acordo com Eduardo Viana, gerente da Unidade de Acessos a Mercado do Sebrae, a idéia é favorecer a conversa entre os negociadores e a otimização do tempo nos trabalhos.
Outra novidade é a presença da Unidade Móvel da Embrapa do Ceará, oferecendo cursos gratuitos de processamento de frutas. Durante os três dias, haverá formações voltadas para agrônomos, técnicos e produtores interessados, que podem se inscrever no veículo situado ao lado do portão de entrada da feira.
O Festival Gastronômico AgroSabor traz restaurantes de Mossoró com os pratos de camarão com crosta crocante de cereais e abacaxi caramelizado, salmão com chutney de manga, carne de sol com farofa de banana d’água e frango com abacaxi e banana prata, e ainda, medalhas de filé com melão. Eles são comercializados por R$ 8,00, a fim de que os participantes possam degustar vários sabores de combinações inusitadas com frutas características da região.
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN/RN) disponibilizam linhas de crédito para exportação, capital de giro e investimentos para implantação e modernização de empresas do setor. A Expofruit 2010 é uma realização do COEX, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.












