NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/06/2010 08h39 - Atualizado em 10/06/2010 08h39

Frutas brasileiras atraem estrangeiros para Expofruit

O comprador estrangeiro vem atraído pela qualidade e sabor das frutas tropicais brasileiras .

Nas mesas das rodadas de negócios, um encontro de línguas diversas para entender-se no mundo dos negócios. Investidores, compradores (nacionais e internacionais), produtores e vendedores da cadeia produtiva da fruticultura encontram-se a fim de descobrir possibilidades de acordar contratos que permitam uma relação de compra e venda duradoura para ambos. O comprador estrangeiro vem atraído pela qualidade e sabor das frutas tropicais brasileiras favorecidas pelas condições climáticas da região nordeste.

Wagner Stancampiano, responsável pela captação de compras e relacionamento com fornecedores da Port International (Alemanha), trabalha há 10 anos em terras alemãs e participa pela segunda vez da Expofruit. De acordo com ele, o momento da crise européia não inspira grandes investimentos, pois os países estão emprestando dinheiro uns aos outros para não haver falência. A conseqüência é quase imediata e gera queda nas compras de produtos pelo consumidor que teme desajustes e sofrer efeitos do momento dentro dos lares europeus.

“O povo europeu é muito conservador quanto a dinheiro, e prefere parar de gastar para poupar diante das incertezas da economia”, explica Wagner. Apesar disso, houve um pequeno aumento do consumo e a necessidade de mercados fornecedores de produtos motivam os investimentos das empresas que buscam novas perspectivas para os negócios. Segundo ele, o alemão gosta de maça, uva, manga, mamão papaia, limão taiti e, especialmente, melão. A empresa importa frutas a fim de comercializar para grandes redes de supermercados e centrais de abastecimentos de frutas do país.

O principal fornecedor de melão e melancia para empresa é a Costa Rica, e mantém relações no Equador e Turquia. A visita à Expofruit é para abrir mercados brasileiros e encontrar oportunidades de fechar negócios com produtores locais. “Busco compradores que possam acordar longos períodos de fornecimento de frutas para os alemães”, acrescenta. A empresa teve acesso a qualidade dos produtos brasileiros através de intermediários na Europa e decidiu procurá-los no Brasil.

Os compradores internacionais das rodadas de negócios da Expofruit são escolhidos pelo Sebrae que mantém uma rede de contatos com essas empresas. As organizações não se repetem ao longo das edições anteriores, ou seja, a cada nova feira há uma relação diferente de importadores estrangeiros. A Port International esteve no país para participar do evento em 2005 e retornou somente neste ano.

De acordo com Naji Harb, consultor de mercados internacionais do Sebrae, as empresas são selecionadas observando o histórico e o comportamento delas quanto a transparência relações de compra e venda de produtos. “O melão é a janela para atrair investidores e compradores estrangeiros para o contato com os produtores locais”, enfatiza. A Expofruit 2010 é uma realização do COEX, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo