Inadimplência sobe 1,9% em maio, diz SerasaA elevação dos nÃveis de inadimplência está relacionada com o crescimento acelerado do endividamento. |
A inadimplência do consumidor subiu 1,9% em maio, quando comparado com o mês anterior, de acordo com o indicador Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira. É a primeira alta na comparação desde outubro de 2009.
Segundo os economistas da empresa de análise de crédito, a elevação dos níveis de inadimplência do consumidor em maio está relacionada com o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres. Na comparação mensal – maio em relação a abril de 2010 –, a inadimplência do consumidor também cresceu, registrando variação de 4,3%.
Os analistas dizem que mesmo com a inadimplência voltando a subir, em decorrência do maior endividamento e das taxas de juros crescentes, as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010, e por consequência do mercado de trabalho, devem impedir uma elevação muito acentuada dos níveis de inadimplência do consumidor durante o segundo semestre.
De janeiro a maio de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos subiu 42,7%. Os títulos protestados e os cartões de crédito e financeiras também tiveram alta de 8,9% e 5,2%, respectivamente. A única modalidade de inadimplência que apresentou queda foram as dívidas com os bancos, com 0,1%.
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras. Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.












