NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/06/2013 16h56 - Atualizado em 06/06/2013 17h03

Enel busca soluções para a recuperação da pecuária leiteira do nordeste

O XI Enel segue até o dia 8 de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim

Por: Marcella Mendes

Buscar soluções para a recuperação da produção de leite e derivados, promovendo o encontro entre todos os agentes da cadeia produtiva. Esse é o principal objetivo do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que começou nesta quarta-feira e segue até o dia 8 de junho, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. No primeiro dia de encontro, promovido pelo Sebrae Rio Grande do Norte e Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) cerca de 6 mil pessoas, entre produtores, expositores, especialistas e autoridades do segmento agropecuário participaram das atividades.

O coordenador do evento, Acácio Brito, atribui a grande participação à atual situação da pecuária leiteira da região. "Vivemos um momento de retomada do crescimento, por isso, tantos produtores se interessaram e atenderam ao nosso chamamento. A participação nas palestras, minicursos e oficinas, tem superado as expectativas", analisa. 
Na manhã desta quinta-feira, os principais impactos causados pela estiagem foram discutidos no painel Práticas de Convivência com a Seca. Nove estados do nordeste foram representados na mesa. "A partir do que foi exposto, será possível traçar um panorama e discutir políticas públicas para melhorar a produtividade", afirma Acácio Brito. Ao longo do dia, palestras sobre diversos temas ligados ao segmento foram ministradas simultaneamente em seis salas distribuídas no Parque Aristófanes Fernandes.

"É muito importante, para nós, produtores, este tipo de capacitação. Precisamos aprender a agregar valor para diminuir os prejuízos. Um encontro como este faz muita diferença", relata Mário Bedoya, de Currais Novos. Com a seca que atingiu a região este ano, cerca de 80% do seu rebanho foi dizimado. Agora, ele busca, através da informação e conhecimento, retomar a produção.

A palestra "Importância da inovação tecnológica nas propriedades rurais" lotou a sala Seridó, localizada no Espaço Sebrae. Durante a apresentação, o palestrante Luis Henrichsen falou sobre medidas práticas de inovação a baixo custo. "A inovação é imprescindível para a sobrevivência dos pequenos produtores em meio ao mercado", afirmou Henrichsen.

Programação

Outro destaque da programação do XI Enel é a vitrine de lácteos, que reúne produtos de todas as indústrias do Nordeste. Além disso, o Espaço Sebrae, contará, durante os quatro dias de evento, com uma exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Nos dias 7 e 8 de junho, será realizado o julgamento e leilão dos animais. Estão sendo esperados 300 animais bovinos para exposição, enquanto os leilões contarão com 100 equinos e mil ovinocaprinos. O Enel funcionará das 8h às 18h.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo