Enel busca soluções para a recuperação da pecuária leiteira do nordesteO XI Enel segue até o dia 8 de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim |
Por: Marcella Mendes
Buscar soluções para a recuperação da produção de leite e derivados, promovendo o encontro entre todos os agentes da cadeia produtiva. Esse é o principal objetivo do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que começou nesta quarta-feira e segue até o dia 8 de junho, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. No primeiro dia de encontro, promovido pelo Sebrae Rio Grande do Norte e Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) cerca de 6 mil pessoas, entre produtores, expositores, especialistas e autoridades do segmento agropecuário participaram das atividades.
"É muito importante, para nós, produtores, este tipo de capacitação. Precisamos aprender a agregar valor para diminuir os prejuízos. Um encontro como este faz muita diferença", relata Mário Bedoya, de Currais Novos. Com a seca que atingiu a região este ano, cerca de 80% do seu rebanho foi dizimado. Agora, ele busca, através da informação e conhecimento, retomar a produção.
A palestra "Importância da inovação tecnológica nas propriedades rurais" lotou a sala Seridó, localizada no Espaço Sebrae. Durante a apresentação, o palestrante Luis Henrichsen falou sobre medidas práticas de inovação a baixo custo. "A inovação é imprescindível para a sobrevivência dos pequenos produtores em meio ao mercado", afirmou Henrichsen.
Programação
Outro destaque da programação do XI Enel é a vitrine de lácteos, que reúne produtos de todas as indústrias do Nordeste. Além disso, o Espaço Sebrae, contará, durante os quatro dias de evento, com uma exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Nos dias 7 e 8 de junho, será realizado o julgamento e leilão dos animais. Estão sendo esperados 300 animais bovinos para exposição, enquanto os leilões contarão com 100 equinos e mil ovinocaprinos. O Enel funcionará das 8h às 18h.














