Comemorações, produtos e comidas típicas de Festa Junina podem pesar no bolso do consumidor, alerta Serasa ExperianSem planejamento, os gastos podem interferir no orçamento doméstico |
O mês de junho já começou trazendo algumas das festividades mais aguardadas pelos brasileiros. As tradicionais festas juninas devem movimentar vários setores da economia e atrair muitos consumidores ao comércio. Os preços dos produtos típicos desta época podem sofrer variações de um lugar para o outro, por isso, segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor precisa planejar bem os gastos para aproveitar as comemorações sem prejudicar o orçamento doméstico.
Alguns alimentos não podem faltar nas festas juninas. De acordo com os economistas da Serasa Experian, pesquisar preços em vários estabelecimentos antes de fazer a compra pode ajudar o consumidor a economizar parte do dinheiro. Além disso, é preciso avaliar as condições de pagamento porque os juros estão mais altos. A mesma dica vale também para as bebidas, roupas, artigos típicos etc. Substituir alguns produtos por outros mais baratos também pode valer a pena na hora do pagamento.
Para quem pensa em fazer festas em casa, condomínio ou até mesmo na rua com familiares e amigos, a orientação é dividir as despesas entre os participantes. O rateio é uma das formas de baratear uma celebração e é muito bem vindo em época de inflação, dizem os economistas.
Quem for viajar para curtir as festas juninas de outras cidades, a dica é pesquisar em vários lugares os preços de pacotes, hotéis e passagens. A internet pode ajudar na hora de fazer as cotações. Outra opção é ir de carro, caso a distância seja curta. No entanto, segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor que estiver endividado, deve evitar os passeios para não comprometer ainda mais a renda.
Fonte: Serasa Experian












