Comitiva RN-Brasil-Alemanha discute intermodalidade portuáriaA primeira atividade foi à visita ao Aeroporto de Frankfurt, que transporta 2,3 milhões de toneladas por ano |
A comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Grande do Norte (FIERN) começou ontem (17), a programação da Missão Empresarial RN-Brasil-Alemanha. A primeira atividade foi à visita ao Aeroporto de Frankfurt (Frankfurt Airport Services Worldwide - FRAPORT), que transporta 2,3 milhões de toneladas por ano, e é considerado o maior aeroporto de cargas da Europa.
Para o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, a visita é de suma importância para os participantes, por se tratar de um modelo de estratégia intermodal de sucesso. “Esse intercâmbio de informações sobre o modelo utilizado na Alemanha, poderá futuramente ser utilizado, mantendo as devidas proporções, no novo aeroporto que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante/RN”, afirmou.
Foram necessárias cerca de duas horas para a comitiva percorrer de ônibus toda a área do aeroporto, que é de 2.200 hectares. Em seguida se deu a apresentação formal, realizada no espaço administrativo de FRAPORT, pelo Diretor Técnico, Peter Pfragner, que se denomina também comissário intermodal (especialista há 14 anos) .
Abordado sobre a possibilidade de Natal vir a se tornar um hub (um entreposto, ou seja, um lugar onde as companhias irão centralizar os seus voos) para o Nordeste do Brasil em transporte de cargas e passageiros, ele explicou que tudo depende da demanda local. “É importante convencer transportadoras e companhias aéreas de que vale a pena investir em sua localidade. É preciso muita paciência e muito investimento.”
De acordo com o Diretor-Tesoureiro da FIERN, Roberto Pinto Serquiz Elias, durante a visita todos constataram a importância que tem um empreendimento como um aeroporto intermodal para uma região. “Nesse caso, mais de dez por cento da população da cidade trabalha no aeroporto de Frankfurt. Além da empregabilidade, tem a questão das oportunidades de atrair uma série de investimento nas mais diversas áreas da economia”, concluiu.
NÚMEROS FRAPORT:
Faturamento: 2,3 bilhões de Euros
Lucro: 560 milhões de Euros
1500 chegadas e saídas
78 mil empregados
70 posições internas
100 posições interligadas
18 milhões/dia (consumo de querosene de aviação)
180 milhões (capacidade de estocagem de combustível)
78 milhões de passageiros/ano
70 km de sistema subterrâneo (para transporte de carga)
3 pistas de 4km
1 pista de 2,8 km (levou 10 para liberação desta nova pista)
2.200 hectares/área total
*Fonte: Assessoria Fiern












