DIPJ fecha ciclo de declarações 2012 e Receita finalizará os cruzamentos de dadosAs declarações enviadas pelas empresas têm o intuito de comparar os dados fornecidos pelos contribuintes |
As empresas tributadas pelo lucro real, presumido, arbitrado ou sem fins lucrativos têm até o dia 28 de junho para entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), que fecha o ciclo de obrigações acessórias referentes a 2012, para que a Receita Federal possa concluir o cruzamento das informações. Daniel Carvalho, diretor executivo da Rui Cadete Consultores, esclarece que diversas declarações enviadas pelas empresas têm o intuito de comparar os dados fornecidos pelos contribuintes.
Com a transmissão da DIPJ a Receita Federal poderá validar o Imposto de Renda e a Contribuição Social recolhidos durante o ano de 2012 e declaradas na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), como também validar os lucros distribuídos durante o ano de 2012 e utilizados pelos contribuintes na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). “Caso o Leão encontre alguma irregularidade na distribuição dos lucros, o contribuinte será enquadrado na malha fina. Assim, é preciso ficar atento para que os lucros distribuídos no ano de 2012 tenham uma base contábil sólida”, alerta Daniel Carvalho.












