Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/06/2010 10h46 - Atualizado em 10/06/2010 10h46

Energia eólica ganha debate sobre regulação

Fórum Nacional de Energia Eólica irá discutir questões decorrentes do primerio leilão.

Especialistas e autoridades discutirão, nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), as principais questões regulatórias sobre a utilização da energia eólica no país. Será o II Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, no Serhs Natal Grand Hotel. O Rio Grande do Norte foi o estado com a maior quantidade de projetos aprovados no primeiro leilão da eólica, em dezembro do ano passado, com 657 Megawatts (MW) adquiridos.

“O foco do evento vai ficar nas questões políticas e regulatórias e vai debater os primeiros resultados dos leilões federais e do mercado livre para as eólicas, bem como o início do processo de implantação dos novos parques resultantes, o aprimoramento da regulação setorial e a continuidade dos investimentos para os próximos anos”, diz o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne) entidade organizadora do evento do evento, Jean Paul Prates.

A solenidade de abertura do II Fórum Nacional Eólico acontecerá hoje, a partir das 13hs, no Salão Plenário do Serhs Natal Hotel. Nesta mesa de abertura, as autoridades presentes irão debater o cenário do mercado de energia eólica resultante dos leilões federais e reportar o atendimento dos objetivos da Carta dos Ventos e suas atualizações para o período 2009-2010.

O presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Ricardo Simões, um dos participantes do fórum, diz que a principal bandeira da entidade é lutar para que o governo federal adquira em leilões anuais cerca de 2 mil MW de energia. No primerioleilão, em dezembro de 2009, foram adquiridos 1808 MW.
“Outra luta importante é a desoneração tributária. Infelizmente no país ainda se tributa o investimento”, fala Simões.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo