Intenção de consumo das famílias tem leve recuperação em junhoPesquisa mostra que a intenção de consumo de junho teve alta de 1,9% em relação ao mês anterior |
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta segunda-feira, 17, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou leve alta de 1,9% (130,1 pontos) em junho, em comparação com o mês imediatamente anterior, e queda de 3,8% em relação a junho de 2012. É o terceiro menor índice mensal da série iniciada em janeiro de 2010. O mês anterior (maio/2013) teve o pior índice da série histórica. Para o economista da CNC, Bruno Fernandes, "uma base mais fraca de comparação permitiu a reversão do resultado em relação a maio, visto que o índice vinha apresentando recuo nos últimos três meses".
A perda do poder de compra, decorrente de um nível mais elevado de inflação e do menor crescimento da renda, além da manutenção de um patamar ainda alto de endividamento e inadimplência, influenciou negativamente o resultado da ICF na comparação anual. O menor otimismo quanto ao emprego também vem se refletindo sobre o índice, fato constante nos últimos períodos. Na comparação mensal o componente "Perspectiva Profissional" foi o único a apresentar queda. Apesar do resultado, os índices mantêm-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo.
Por faixa de renda, o aumento da confiança das famílias com renda acima de dez salários mínimos (+2,8%) foi um dos responsáveis pela elevação do índice na comparação mensal. As famílias com renda abaixo de dez salários mínimos apresentaram variação positiva de 1,7%. O índice das famílias mais ricas encontra-se em 138,3 pontos, e o das demais, em 128,8 pontos. O avanço do índice nacional foi puxado principalmente pelas capitais do Nordeste (+2,7% ) e do Sudeste (+2,6%), regiões que apresentaram níveis de confiança de 129,5 e 128,3, respectivamente.
Sobre a ICF
A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condição de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio












