Missão empresarial potiguar na Alemanha se encerra nesta sexta, com balanço positivoA Missão Empresarial à Alemanha teve início na segunda-feira, dia 17 |
Termina nesta sexta-feira, 21 de junho, a Missão Empresarial à Alemanha, composta por um grupo de empresários, representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa e da qual fazem parte o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; o vice-presidente da Fecomércio, Gilberto Costa; o diretor Jair Queiroz; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson; e o diretor Executivo da casa, Marcus Guedes.
Com agenda cheia no país eurpoeu, a missão teve início na segunda-feira, dia 17, com uma visita ao Aeroporto de Frankfurt (Frankfurt Airport Services Worldwide). Lá, a missão potiuguar foi recebida pelo Comissário de Intermodalidade do terminal, Peter Pfragner. De olho no formato de operação do futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o grupo conheceu o funcionamento do aeroporto (considerado o segundo maior da Europa, atrás de Heatrow, na Inglaterra).
Os números do aeroporto de Frankfurt são impressionantes. Nada menos que 78 mil pessoas trabalham lá. Somente a administradora do aeroporto (Fraport AG) tem 15.000 funcionários. A Companhia Aérea Lufthansa tem outros 33.000 funcionários. São 1.500 pousos e decolagens diariamente, para 220 destinos. Um total de 2,3 milhões de toneladas de carga/ano despachadas ou recebidas; 57 milhões de passageiros por ano ali transitam; são utilizados 18 milhões de litros de QAV por dia (o aeroporto tem estoque médio de 180 milhões de litros, o que garante o abastecimento das aeronaves por dez dias).
O grupo saiu impressionado de lá. "Conhecer por dentro um gigante como este nos dá de forma mais a importância que tem um terminal de grande porte para a economia de um estado. Ter um aeroporto nestes moldes é, sem dúvida, um impulso para toda a cadeia produtiva. Isso nos deixa ainda mais empolgados, guardadas as devidas proporções, com a entrada em operação do nosso Aeroporto de São Gonçalo", afirmou o presidente Marcelo Queiroz.
Já na terça-feira, 18, foi realizado, na cidade de Mogúncia, capital da Renânia-Palatinado, um seminário com apresentações sobre os potenciais econômicos do RN e suas parcerias com o estado alemão. Os dados do Estado foram apresentados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Rogério Marinho. Em seguida, foram passados um vídeo institucional do Sistema Fecomércio RN - com legendas em alemão - e um outro da CNI/Fiern.
O grupo foi ainda recebido pelo Deputado Joachim Mertes na sede do Parlamento da Renânia. Mertes, que é o presidente da Assembléia Legislativa local, ofereceu um almoço à comitiva potiguar.
Na parte da tarde, o grupo este na sede do Ministério da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial da Renânia-Palatinado, onde foi recebidos pela vice-governadora e Secretária de Economia, Sra. Eveline Lemke, nas conversas foi renforçado o interesse em incrementar o relacionamento entre os dois estados. "Nesta conversa, eu fiz questão de colocar o Sistema Fecomércio e, particularmente, o Senac, à disposição para desenvolver um programa de intercâmbio entre profissionais e estudantes alemães, que desejem participar de estágios ou cursos profissionalizantes no RN. Hoje, inclusive, nós temos seis potiguares na Alemanha, na cidade de Koblenz, participando de um programa de intercâmbio, entre eles a colaboradora do Senac RN, Andressa Porto", diz o presidente Marcelo Queiroz.
Energia Solar
Na quarta-feira, 19, a comitiva potiguar rulmou para a cidade de Wörrstadt, para conhecer a empresa Juwi AG, que atua na área das energias renováveis (solar, eólica e de biomassa). A empresa faturou € 1,1 bilhão no ano passado e contabiliza cerca de 1.800. A sede da empresa tem a sua operacionalizacão suprida com o uso de energia solar (a empresa e funcionários utilizam carros movidos à energia elétrica, obtida a partir da captação de energia solar).
Na parte da tarde, o grupo seguiu para Ludwigshafen, para conhecer a Contargo Rhein-Neckar GmbH, uma empresa que administra um terminal trimodal (ferroviário, navegação e rodoviário). Esse terminal opera importação e exportação de produtos para todo o mundo através do uso de contêineres. Finalizando a visita seguimos para a Estação Central de Trens de Mannheim (Hauptbanhof) de rumou para Munique, a bordo de um trem bala, com velocidade entre 250 a 300 km/hora.
Nesta quinta-feira, 20, o grupo visita a feira Intersolar Europe 2013, que é voltada às questões energéticas, com particular atenção na utilização de energias renováveis.
Fonte: Fecomércio RN












