Fenacam supera volume de negócios e expectativa de público |
Superação de expectativas de público e negócios. Essa foi a visão dos participantes da Feira Nacional do Camarão, que vem acontecendo desde segunda-feira (7) no Centro de Convenções, na Via Costeira. Com encerramento marcado para as 22h30 desta quinta-feira (10), a organização da Fenacam estima que 11 mil pessoas participaram do evento, que contou com simpósios, mesas redonda, apresentação de trabalhos e palestras, feira e festival gastronômico.
“Nós acreditávamos que seria um evento diferenciado dos anteriores, já que a aquicultura passa por uma fase de recuperação econômica, mas não esperávamos uma participação tão expressiva das pessoas ligadas ao setor”, comemora o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha. “Só do Ceará tivemos 40 produtores expondo na feira, um fato inédito nestes sete anos”, complementa.
Entre os participantes, produtores de camarão e empresários, o sentimento de otimismo também se confirma. Muitos expositores fecharam negócios ou fizeram excelentes contatos para o futuro, consolidando a Fenacam como o evento mais importante evento do setor aquícola nacional.
“Nós comercializamos 40 toneladas de ração para camarão, uma prova de que a Fenacam nos oferece as melhores oportunidades”, constata o supervisor técnico e comercial da empresa pernambucana IRCA Nutrição Animal, João Neto.
Para o vice-presidente da ABCC e produtor de camarão em Mossoró, Enox Maia, o sucesso desta edição está diretamente ligado à retomada de mercado do setor. “O crescimento da carcinicultura suscinta na melhoria do aparato tecnológico por parte dos empresários que precisam investir em novos equipamentos, matéria-prima e insumos, o que gera mais negócios”, acredita.
Pelo balanço dos organizadores, cerca de duas mil pessoas que passaram pelo evento eram de outros estados e países. Para o próximo ano, a expectativa da Fenacam aumenta, já que a feira deve ser realizada simultaneamente à World Aquacultures Society (WAS), considerado pelos especialistas como o maior evento de aqüicultura do mundo.












