Confiança dos empresários do comércio completa um ano em quedaNível de confiança dos empresários do comércio caiu 1,0% em junho na comparação com mesmo mês de 2012 |
O nível de confiança dos empresários do comércio recuou 1,0% em junho em comparação com o mesmo mês de 2012, segundo o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com o resultado de junho, o Icec registra a 12ª queda consecutiva e, pela primeira vez, desde março de 2012, o indicador que mede as expectativas dos empresários foi inferior ao que avalia as condições atuais (-1,8% contra -1,1%, respectivamente). "Ao contrário do ano passado, quando a queda do Icec podia ser atribuída exclusivamente à deterioração da satisfação com as condições correntes, em 2013, as expectativas de crescimento, tanto da economia, quanto do setor, estão menores que há um ano", afirma o economista da CNC, Fábio Bentes.
A perspectiva de contratação de funcionários em junho de 2013 teve uma alta de 1,9% em relação a igual período do ano passado, menor taxa de variação desde setembro de 2012, e uma desaceleração significativa ante os +4,1% da pesquisa anterior. "Este quadro reforça a expectativa de que o ritmo de contratações acompanhe a desaceleração das vendas do comércio varejista em 2013", explica o economista da CNC. Os destaques regionais ficam com o Centro-Oeste (139,1 pontos), o Norte (138,8 pontos) e o Nordeste (138,3 pontos), que, segundo o economista, são as regiões que vem se destacando em termos de vendas no acumulado do ano.
Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio












