Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/07/2013 14h30 - Atualizado em 08/07/2013 14h39

Motores do Desenvolvimento aborda Educação Básica e Profissional

O evento, que ocorreu no Praiamar Hotel nesta segunda (8) teve como tema "Educação Básica e Profissional para o Desenvolvimento do RN".

O Sistema Fecomércio RN promoveu, em parceria com o Sistema Fiern, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Tribuna do Norte e a Salamanca Capital Investiments, nesta segunda-feira (08.07), mais uma edição do projeto Motores do Desenvolvimento. O evento, que ocorreu no Praiamar Hotel teve como tema "Educação Básica e Profissional para o Desenvolvimento do RN".

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, mostrou-se preocupado com a situação em que se encontra a educação brasileira. "Todos nós temos acompanhado, nos últimos anos, com preocupação, a evolução do quadro da educação em nosso país e, em particular, no nosso estado. Não obstante um ou outro ponto positivo, o desempenho alcançado pelos estudantes brasileiros no IDEB, ENEM e no PISA, ainda deixa muito a desejar".

Marcelo Queiroz faz uma reflexão sobre os problemas para a formação e capacitação de trabalhadores que supram as demandas do mercado. "Sem contar com um bom desempenho escolar no decorrer da sua educação básica, o estudante dificilmente obterá uma boa qualificação profissional necessária para que ele possa conseguir uma colocação no mercado de trabalho".

Ele finaliza falando sobre o papel do Sistema Fecomércio na capacitação de profissionais: "Particularmente, o Sistema Fecomércio RN, através do Senac, tem buscado atender as demandas por mão-de-obra qualificada para o segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Neste ano de 2013, o Senac irá disponibilizar mais de 41 mil vagas em cursos técnicos. Dessas, 55% serão destinadas gratuitamente à população de baixa renda, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec)", finaliza Queiroz.

A reitora da Universidade Federal do RN, Ângela Paiva, conduziu a abertura oficial do Seminário e destacou ações da UFRN voltadas para a educação básica e capacitação profissional: "Na Escola Agrícola de Jundiaí oferecemos aulas para alunos do ensino médio, educação de jovens e adultos (PROEJA) e cursos técnicos em agroindústria, agropecuária, aquicultura e informática. Além disso, ainda contamos com o Núcleo de Educação da Infância (NEI)".

A palestra especial de abertura do Motores do Desenvolvimento, foi proferida pelo Deputado Federal e professor, Gabriel Chalita (PMDB SP) . Em sua fala, ele fez críticas ao método como a educação é conduzida no Brasil. Segundo Chalita, "É inadmissível o nosso país ser a sexta economia mundial e aparecer com um dos piores no ranking da educação. Não podemos aceitar países como Paraguai e Uruguai despontarem na nossa frente quando se fala em escolaridade".

Para o parlamentar, aperfeiçoamento é a palavra-chave. "Precisamos aperfeiçoar muitas coisas no Brasil e uma delas é o método educacional. O EUA utilizam os conceitos do nosso Paulo Freire para ensinarem os alunos deles. O Chile, que está erradicando o analfabetismo, utiliza a forma de ensino de Anísio Teixeira. Porque nós estamos fazendo errado? Chegou a hora de repensar e aperfeiçoar o ensino brasileiro".

Como solução, Gabriel Chalita diz que a valorização dos docentes é essencial: "Se os professores estão desmotivados eles precisam de estímulo para educar nossas crianças e adolescentes. É necessária a valorização na cabeça, no coração e no bolso", finaliza.

Após a apresentação de Chalita, houve um momento para perguntas do público. Ao longo do dia, aconteceram outras palestras e debates.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo