IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/06/2010 08h57 - Atualizado em 11/06/2010 08h57

Embrapa oferece cursos de processamento de fruta na Expofruit

Durante os três dias da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada 2010 (Expofruit), os formadores de opinião do segmento comentaram sobre a importância do avanço das pesquisas no processo de manejo de frutas para agregar valor ao produto. Em parceria com a Embrapa do Ceará, o evento trouxe mini-cursos de processamentos de frutas oferecidos gratuitamente para quem visitasse a unidade móvel didática da Instituição. Cada formação possui uma duração máxima de duas horas e ocorrem no horário de 18h às 22h, na Expocenter, em Mossoró.

“A intenção é levar mais conhecimento para os produtores da região que necessitam dar mais qualidade a sua produção”, explica Wilson Galdino, coordenador do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX). A Unidade Móvel Didática de Processamento Agroindustrial de Frutas Tropicais da Embrapa viaja por vários lugares do país para multiplicar o conhecimento. O veículo foi viabilizado através do CNI/SESI/SENAI e recursos do Banco do Nordeste do Brasil/FUNDECI. O trabalho consiste na capacitação de técnicos, pequenos e médios produtores, e empreendedores inseridos nas cadeias produtivas da frutas tropicais.

O engenheiro de alimentos da Embrapa, Marcelino Neto, destaca a contribuição dos cursos para contribuir para melhorar a capacidade de geração de emprego e renda neste segmento. “Facilitar a adoção de novas tecnologias disponíveis e de fácil implementação juntos aos produtores e empreendimentos agroindustriais é a chave para melhoria da qualidade de vida desse homem do campo”, comenta.

Francisco Paulo Bezerra é produtor rural da Cooperativa do Assentamento de Novos Pingos, nas proximidades do município de Assu, e estava acompanhando o curso de processamento de cajuína. Os cooperados trabalham com uma mini-fábrica de castanha de caju e buscam novas formas de beneficiamento do produto, como por exemplo, aproveitar o fruto para produção de polpas de frutas.

“No começo, tivemos dificuldades por que nos faltava o conhecimento para gerenciar nosso negócio e valorizar nosso produto”, comenta Francisco que confessa perder dinheiro pelo valor baixo que oferecia as castanhas no mercado. Atualmente, a qualificação dos processos ajuda a cooperativa a pleitear o selo do comércio justo de amêndoa de castanha.

Hoje é o último dia da Expofruit 2010 que trará rodadas de negócios nacionais e internacionais, festival agrosabor, visitas a estandes e palestras sobre manejo de fruta. A feira é uma realização do COEX, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo