Embrapa oferece cursos de processamento de fruta na Expofruit |
Durante os três dias da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada 2010 (Expofruit), os formadores de opinião do segmento comentaram sobre a importância do avanço das pesquisas no processo de manejo de frutas para agregar valor ao produto. Em parceria com a Embrapa do Ceará, o evento trouxe mini-cursos de processamentos de frutas oferecidos gratuitamente para quem visitasse a unidade móvel didática da Instituição. Cada formação possui uma duração máxima de duas horas e ocorrem no horário de 18h às 22h, na Expocenter, em Mossoró.
“A intenção é levar mais conhecimento para os produtores da região que necessitam dar mais qualidade a sua produção”, explica Wilson Galdino, coordenador do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX). A Unidade Móvel Didática de Processamento Agroindustrial de Frutas Tropicais da Embrapa viaja por vários lugares do país para multiplicar o conhecimento. O veículo foi viabilizado através do CNI/SESI/SENAI e recursos do Banco do Nordeste do Brasil/FUNDECI. O trabalho consiste na capacitação de técnicos, pequenos e médios produtores, e empreendedores inseridos nas cadeias produtivas da frutas tropicais.
O engenheiro de alimentos da Embrapa, Marcelino Neto, destaca a contribuição dos cursos para contribuir para melhorar a capacidade de geração de emprego e renda neste segmento. “Facilitar a adoção de novas tecnologias disponíveis e de fácil implementação juntos aos produtores e empreendimentos agroindustriais é a chave para melhoria da qualidade de vida desse homem do campo”, comenta.
Francisco Paulo Bezerra é produtor rural da Cooperativa do Assentamento de Novos Pingos, nas proximidades do município de Assu, e estava acompanhando o curso de processamento de cajuína. Os cooperados trabalham com uma mini-fábrica de castanha de caju e buscam novas formas de beneficiamento do produto, como por exemplo, aproveitar o fruto para produção de polpas de frutas.
“No começo, tivemos dificuldades por que nos faltava o conhecimento para gerenciar nosso negócio e valorizar nosso produto”, comenta Francisco que confessa perder dinheiro pelo valor baixo que oferecia as castanhas no mercado. Atualmente, a qualificação dos processos ajuda a cooperativa a pleitear o selo do comércio justo de amêndoa de castanha.
Hoje é o último dia da Expofruit 2010 que trará rodadas de negócios nacionais e internacionais, festival agrosabor, visitas a estandes e palestras sobre manejo de fruta. A feira é uma realização do COEX, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.












