IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/06/2010 09h03 - Atualizado em 11/06/2010 09h03

Compradores nacionais investem no mercado interno de frutas

Compradores nacionais também participam das rodadas de negócios.

A rentabilidade da fruticultura irrigada é impulsionada pela balança comercial das exportações, porém, há investidores e empresários que visualizam oportunidades dentro de terras brasileiras. A busca pela evolução tecnológica nos processos de manejos de frutas e a agregação de valor ao produto atraem este grupo para distribuição das mercadorias no mercado interno. Nesses últimos dias da Expofruit 2010, as rodadas de negócios colocam também produtores regionais e compradores nacionais falando a mesma língua, na Expocenter, em Mossoró.

Felipe Martonetto, responsável pelas compras e logística da Distribuidora Martonetto (Distrito Federal), vem pela segunda vez à feira para comprar, especialmente, melão e manga. “A qualidade da fruta dessa região e o tempo de prateleira dela nos convence a procurá-la neste lugar”, explica. Descendo para a região sul, Roberto Finatto, comprador da Silvestrin Frutas, deseja fechar negócios com produtores de abacaxi e mamão formosa. A empresa atua em mais de 70% do país e chega pela primeira vez no evento. No Rio Grande do Norte, eles oferecem frutas através de intermediários para grandes redes de varejo e atacado, entre elas, o Atacadão situado em Natal.

Do outro lado da mesa, temos produtores oriundos de caravanas de 4 estados nordestinos, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Paraíba. A vinda é organizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que orienta os passos importantes para o fechamento de bons negócios. “Dos produtores que acompanhamos em nosso escritório, destacamos a importância na qualidade do produto e dos processos para valorizar o preço oferecido aos compradores”, comenta Franco Marinho, gestor de fruticultura do Sebrae/RN. Do Rio Grande do Norte, há 13 municípios: Alto do Rodrigues, Apodi, Assu, Baraúna, Currais Novos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Jaçanã, Maxaranguape, Mossoró, Serra Negra do Norte, Serra do Mel e Pureza.

Hoje é o último dia da Feira Internacional de Fruticultura Irrigada que promoverá mais rodadas de negócios nacionais e internacionais. Além do sabor da gastronomia a base de frutas do festival gastronômico agrosabor, e a visitas de estandes e palestras sobre manejo de fruta na Unidade Móvel da Embrapa. A feira é uma realização do COEX, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo