Neste sábado (12), começa mais uma edição da Feira Estadual do Milho, que será realizada até o dia 30 deste mês, no estacionamento do Centro de Comercialização do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), localizado entre as Avenidas Jaguararí e Capitão-Mor Gouveia.
A expectativa dos organizadores para este ano é de que a movimentação financeira durante o evento fique em torno de R$ 1 milhão, um incremento de 20% em relação ao ano passado, quando o faturamento alcançou os R$ 800 mil.
Vários fatores foram apontados como causas para a expectativa de crescimento do faturamento da Feira do Milho 2010. Além do reaquecimento da economia, que tem estimulado consumo da população, este ano os custos da produção de milho também sofreram aumento, que deverá ser repassado no preço final do produto. A média de preço da mão do milho para a feira ficou em torno dos 30 reais, enquanto no ano passado, essa média era de 22 reais.
A Ceasa estima que 50 produtores e 28 comerciantes devam participar da feira, com a expectativa de que sejam comercializados cerca de 2 milhões de espigas de milho. Durante os 19 dias de evento, cerca de 50 mil pessoas são esperadas no local, que foi transferido do Largo do Machadão devido à falta de estrutura e segurança da área. A Feira Estadual do Milho 2010 também deverá incluir uma programação cultural, com apresentações de quadrilhas juninas e shows com bandas de forró.












