Aftosa:vacinação vai até o dia 30Primeira fase deve vacinar 90% do rebanho e criadores devem apresentar notas fiscais à Emater. |
Segue em um bom ritmo a campanha contra a febre aftosa no estado. Cerca de 90% do rebanho deve ser vacinado, de acordo com o diretor de relações públicas da Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Abdon. Dividida em duas etapas, esta primeira fase irá até o dia 30 de abril, e a segunda ocorre em outubro.
"Como acontece pico do inverno, essa primeira geralmente alcança um índice de vacinação maior do que a segunda, que fica com um índice em torno de 83%. Conversei com vários comerciantes e eles afirmam que as vendas de vacinas estão muito boas. Cerca de 90% do rebanho será imunizado nesta primeira fase, o que é uma excelente marca", fala Abdon, acrescentando que a quantidade de gado vacinado deste ano deve superar a de 2009. A população do rebanho potiguar é de aproximadamente um milhão de cabeças.
Depois de vacinar o seu rebanho, o criador deve levar as notas fiscais para a representação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de seu município para que o cadastro seja efetuado. Caso isso não seja feito, o pecuarista não pode vender gado, nem vender leite para programas estaduais, assim como fica impedida de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento federal que permite o transporte dos bichos.












