Feira expõe produtos de empreendedores do Alto OesteEmpreendedores que integram os Projetos Sebrae-RN nos Territórios da Cidadania Sertão do Apodi e Alto Oeste garantem visibilidade dos produtos na Finecap |
O estímulo ao desenvolvimento das pequenas economias mobiliza empreendedores de diversas regiões do Estado. O Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio do Escritório Regional do Alto Oeste, em Pau dos Ferros, promove uma série de ações com o objetivo de elevar a competitividade empresarial. No espaço denominado de Mercado Empreendedor, montado na Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste (Finecap) 26 expositores que integram os Projetos Sebrae-RN nos Territórios da Cidadania Sertão do Apodi e Alto Oeste garantem visibilidade a diversos produtos expostos e a consolidação das atividades econômicas representadas no evento.
Entre as atividades presentes no Mercado Empreendedor - inspirado no modelo de um mercado público, com a oferta de variados produtos - destaque para o artesanato, arte, bijuterias, cerâmica e alimentação. "O Mercado Empreendedor foi criado com a ideia de dar oportunidade a micro e pequenos empreendedores que desempenham atividades e contribuem para a economia dos municípios dos territórios da cidadania existentes na Região do Alto Oeste do Estado", esclarece Vamberto Torres, gerente do Escritório Regional do Alto Oeste, em Pau dos Ferros.
As ações, desenvolvidas ao longo do último final de semana, em Pau dos Ferros, beneficia diretamente as economias dos pequenos municípios inseridos nos projetos Sebrae-RN no Território da Cidadania. Além de garantir visibilidade, a participação em feiras e exposições dissemina as atividades e garante renda extra aos empreendedores participantes.
Sustentabilidade
Entre as ações destacadas um projeto baseado em processos de inovação chama a atenção pelo compromisso com a sustentabilidade. Por meio da integração entre a iniciativa privada e instituições públicas de ensino, a Rede Lajedo de supermercados pretende estimular os cuidados com o meio ambiente e gerar renda ao utilizar garrafas pets, sacolas plásticas e óleo de cozinha para a fabricação de produtos como sabão, detergente líquido e vassouras.
"Estamos aproveitando a oportunidade de expor na feira para mobilizar as famílias e instituições públicas para a importância de colaborar com o projeto que vai beneficiar xx e transformar as pessoas atendidas como multiplicadores de conhecimento", explica Leonilson Nogueira, sócio fundador da Rede Lajedo e idealizador do projeto.
Inicialmente duas escolas integram o projeto, com o fornecimento do óleo de cozinha gerado a partir da merenda escolar. Mas a ideia, ainda de acordo com o mentor do projeto é implantar o programa nos 14 municípios onde existe a rede de supermercados.
Todo o material reciclável será encaminhado a entidades que trabalham com a reciclagem e o reaproveitamento. Parte dos produtos será comprada, posteriormente, pela rede de supermercados. No caso do sabão produzido a partir do óleo de cozinha, a destinação será a própria escola fornecedora da matéria prima. "A nossa ideia é implantar o projeto em todos os municípios onde existe supermercado associado à rede, e alcançar, em um ano a meta de implantação em 100 escolas", complementa.
Fonte: Agência Sebrae RN












