Inadimplência do Consumidor aumentou 1,0% em abrilResultado configura-se como a sétima alta mensal consecutiva. |
O Instituto Serasa Experian divulgou nesta terça-feira (15) o Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que registrou elevação 1,0% no último mês de abril, atingindo o patamar de 100,5. Esse resultado configurou-se como a sétima alta mensal consecutiva.
Esse comportamento aponta que a atual trajetória de declínio dos índices de inadimplência dos consumidores deverá ser revertida a partir dos próximos meses, especialmente durante o segundo semestre deste ano.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário, com as elevações da taxa Selic, que deverão se prolongar durante o segundo semestre de 2010, contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.
Entretanto, o fato do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor estar ainda ao redor do nível 100 significa que, apesar desse horizonte de elevação, a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos, a exemplo do que ocorreu entre final de 2008 e início de 2009, em função dos reflexos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira à época.
O principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras é a continuação da expansão da economia do país ao longo dos próximos meses, embora num ritmo mais brando que o registrado durante o primeiro trimestre de 2010.












