Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/06/2010 12h06 - Atualizado em 15/06/2010 12h06

Campo Grande ganhará fábrica de beneficiamento de castanha

O investimento total deve ficar na casa dos R$ 400 mil.

A cidade de Campo Grande, a 265 quilômetros de Natal, ganhará uma fábrica de beneficiamento voltada para a produção de castanha. A construção da usina, que deve começar a funcionar em novembro, foi oficializada por meio de um acordo firmado entre Sebrae/RN, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e a prefeitura do município. O investimento total, incluindo capacitação e equipamentos, deve ficar na casa dos R$ 400 mil.

A meta da fábrica de Campo Grande, a 9ª usina de beneficiamento do estado, é produzir três mil quilos por mês, com a geração de 30 a 40 empregos diretos. O superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, ressalta a importância do trabalho com a castanha, um dos produtos líderes em exportações no estado. “A construção da fábrica aproveita o ‘boom’ da castanha, que hoje se firma como o segundo item na tabela de exportação”, reforça Melo.

Para o superintendente do Sebrae, a nova fábrica representa uma oportunidade não só em relação ao beneficiamento, como também à produção. “O município já tem uma produção pequena e agora será montado um projeto de cadeia produtiva com 20 mil mudas diferenciadas sendo disponibilizadas pelo governo”, explica. Zeca Melo destaca também a importância da usina no processamento da castanha de forma que o produto ganhará valor agregado.

Quando inaugurada, a fábrica de Campo Grande terá seu trabalho voltado para a produção e a princípio a comercialização será feita diretamente no município. No entanto, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcante, explica que com o início do funcionamento das centrais de comercialização de Natal e Apodi, previstas para este ano, o produto será comercializado nos locais.

“O ganho econômico e social é grande. Com a fábrica de beneficiamento, o lucro líquido pode triplicar em relação ao produto vendido ‘in natura’ pelos produtores”, conta o diretor técnico do Sebrae. Depois da fábrica de Campo Grande, João Hélio conta que a 10ª usina de beneficiamento deve ser construída no município de Vera Cruz, a 37 km da capital potiguar.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo