Parnamirim é destaque no indicador de atualização cadastral do Bolsa FamíliaO município conquistou a quinta colocação no indicador |
Parnamirim conquistou mais uma posição de destaque. No início deste mês, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SENAR/MDS), comunicou que o município conquistou a quinta colocação no indicador de atualização cadastral, que também selecionou São José do Seridó, São Miguel, José da Penha, Porto do Mangue, Nísia Floresta e Tibau do Sul.
Todos os municípios selecionados vão participar no próximo dia 12, na Sethas, de uma reunião com os técnicos da Senarc e poderão contribuir para o monitoramento da gestão do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, a partir de suas experiências.
De acordo com Alman Martins, da Central de Atendimento Social (CAS), Parnamirim tem hoje 34.676 cadastros válidos, sendo que 14.549 são benefícios do Bolsa Família. "Procuramos sempre atualizar o cadastro dos beneficiários porque disso depende a liberação dos programas federais. Para isso, contamos com toda uma rede de atendimento que inclui os CRAS, CREA e Petis, que nos ajudam na obtenção das informações", explicou.
Érica Pereira da Costa, técnica do cadastro único, explica que a estimativa de cobertura das famílias pobres em Parnamirim foi de 115,4%. "Tínhamos que atingir 12.603 famílias, mas já ultrapassamos esta meta e chegamos a 14.549 famílias", disse a técnica que enfatizou o fato de a equipe da Central estar visitando comunidades quilobolas, terreiros e de ciganos para atualizar os cadastros. "Em algumas destas localidades, as famílias não têm como se deslocar até nós. Então enviamos as equipes", disse.
Cristina Ferreira da Silva, 39, moradora em Nova Esperança, esteve na última terça-feira na Central para atualizar seu cadastro. "Tenho oito filhos e não posso ficar sem receber o programa bolsa família. Por isso estou aqui para atualizar meus dados", justificou.
Fonte: Prefeitura de Parnamirim












