IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/06/2010 10h11 - Atualizado em 17/06/2010 10h11

Procura das empresas por crédito recua 1,5% em maio

Redução foi puxada pelas empresas de pequeno porte.

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quinta-feira (17), aponta que a procura por crédito sofreu diminuição de 1,5% em maio, na comparação com o mês anterior, puxada pelas empresas de pequeno porte.

Esta foi a segunda queda mensal consecutiva deste indicador uma vez que, em abril, o recuo em relação ao mês de março havia sido de 5,1%. Em relação a maio de 2009, a demanda das empresas por crédito avançou 4,6%, o menor crescimento anual dos últimos quatro meses. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2010, a demanda das empresas por crédito cresceu 10,8% sobre o período acumulado de janeiro a maio do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fato de o mês de maio ter acusado a segunda queda mensal consecutiva, bem como a menor taxa anual de crescimento da demanda por crédito dos últimos quatro meses, sinaliza que a procura das empresas por crédito evolui de forma bastante gradual, mantendo-se compatível com o próprio processo de desaceleração da economia esperado para acontecer a partir do segundo semestre deste ano.

Na análise por porte, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela queda na procura das empresas por crédito, apresentando redução de 1,6% em relação a abril. Já entre nas médias empresas, a procura por crédito aumentou 0,5% em maio e 0,4% nas grandes empresas.

Na pesquisa por setor do comércio varejista, as empresas do setor de serviços lideraram queda da demanda por crédito em maio, registrando recuo de 2,2% frente a abril deste ano. Em seguida vieram as empresas do setor industrial, com queda de 1,5%. Já para as empresas comerciais, o recuo mensal foi menor, ficando em 1,0% em relação a abril.

Na análise por região, com exceção da Região Sudeste, que apresentou elevação de 0,2%, todas as demais regiões do país registraram queda da procura por crédito de suas empresas no mês de maio. O maior recuo mensal ocorreu na Região Centro-Oeste, com variação de -5,5% em relação a abril, seguida pela queda de 4,4% na Região Sul.

No acumulado do ano, as regiões com maior crescimento na procura de suas empresas por crédito são o Nordeste e o Centro-Oeste, com altas de 14,9% e 14,4%, respectivamente. As Regiões Norte e Sudeste apresentam crescimento de 11,2% e 10,3% na procura de suas empresas por crédito, ao passo que a Região Sul, com elevação de apenas 7,7% no acumulado do ano, ocupa a última posição na procura de suas empresas por crédito.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo