Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/10/2014 07h52

Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN chega à 20ª edição com programação variada

A CIENTEC tem início no dia 21 de outubro com a conferência de abertura “Ler ou não ser”, ministrada pelo escritor infanto-juvenil e pesquisador Pedro Bandeira

Com o tema “CIENTEC 20: o (re)encontro de todos nós”, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chega à vigésima edição. O evento tem como objetivo fazer uma retrospectiva, no sentido de contar a história da Semana por meio de fotos e documentários.
 
A CIENTEC tem início no dia 21 de outubro com a conferência de abertura “Ler ou não ser”, ministrada pelo escritor infanto-juvenil e pesquisador Pedro Bandeira. A palestra acontece às 9h, no auditório Otto de Britto Guerra (auditório da Reitoria), no Campus Central da UFRN.
 
Pedro Bandeira é um dos escritos de destaque no cenário brasileiro da literatura infanto-juvenil que mais vende livros – pelo menos 23 milhões de exemplares até 2012. Ele se destacou com a obra “A Droga da Obediência”, que faz parte da série conhecida como Os Karas, voltada para adolescentes. O escritor também recebeu diversos prêmios, entre os quais, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos, em maio de 2012.
 
Esta edição marca duas décadas de troca de conhecimentos e integração das comunidade acadêmica e externa. O evento é próprio para a reflexão da trajetória e significações acadêmicas e sociais construídas e compartilhadas por toda a comunidade universitária. A organização acredita que é um momento de resgatar memórias.
 
De acordo com a professora Rita Luzia de Souza, coordenadora geral da Semana, desde a primeira edição em 1995, que começou no Centro de Convivência da UFRN, a feira só cresceu. O evento tornou-se representativo para as áreas de ciências, tecnologia e cultura do estado, principalmente por contemplar toda a rede de educação, desde o ensino fundamental, passando pelo médio até o universitário.
 
Apesar de a CIENTEC ser aberta ao público em geral, a professora destaca a importância da participação dos estudantes da Universidade. “A CIENTEC é um evento pautado para o estudante. A feira foca a participação estudantil, seja na organização da Semana ou participando em exposição de banners, atividades na feira, ou seja, trabalhos apresentados”, enfatiza.

Participação de alunos
A CIENTEC é dividida em três grandes acontecimentos, integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão em vários níveis de educação: a Feira da Ciência (mostra do conhecimento), as Reuniões acadêmico-científicas e a CIENTEC Cultural, que engloba as mostras de artes visuais, dança, literatura e poesias, música e teatro.

Um dos trabalhos que serão expostos durante a Feira da Ciência na Praça Cívica do Campus Central é o Programa Miniempresa, que, há oito anos, vem sendo desenvolvido no Instituto de Química (IQ) da UFRN. O programa é financiado pela empresa Junior Achievement e visa estimular o empreendedorismo entre os jovens. De maneira pioneira, a Universidade aderiu ao projeto em 2007, pois antes só era ofertado aos estudantes da rede de ensino médio do Brasil.

De acordo com o professor Daniel de Lima Pontes, orientador do projeto no IQ, uma vez ao ano o Projeto Miniempresas é ofertado, e a cada nova edição a procura aumenta, pois é um meio de os alunos colocarem em prática o aprendizado da sala de aula, além de estimular o empreendedorismo a partir dos primeiros períodos dos cursos do departamento.
 
A Soft Gel S.A./E. funcionou durante três meses no primeiro semestre letivo deste ano e obteve o maior faturamento de 2014 entre as miniempresas do Rio Grande do Norte. A inciativa contou com a participação de 20 alunos dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado e Química do Petróleo, que escolheram desenvolver e produzir um gel hidratante com benefícios para todos os tipos de pele.
 
Giulia Perondelli, aluna do 2º período de Química Bacharelado, tomou conhecimento do projeto durante as aulas dos Seminários de Química e escolheu ser presidente da Soft Gel. “O conhecimento que a gente ganha é imenso. É como uma empresa de verdade, em todos os aspectos, nós escolhemos o produto e vamos modificando-o para agradar o cliente, além disso, aprendemos a trabalhar em equipe”, enfatiza.

Andressa Amorim, do curso de Química do Petróleo, conta que o desafio foi muito grande. “Logo que foi escolhido o produto, fiquei com um pouco de receio, porque já exitem muitos hidratantes, mas procurei a ajuda dos advisers, ex-participantes, corri atrás de administradores e gerentes para buscar pontos de vendas para o novo produto”, diz Andressa, que acumulou os cargos de vice-presidência e de diretoria de marketing.

Feira
Este ano, a CIENTEC acontece de 21 a 24 de outubro na Praça Cívica e nos departamentos do Campus Central da UFRN. 

Segundo dados da Pró-Reitoria de Extensão, em 2013 o evento recebeu cerca de 120 mil visitantes. Um dos pontos altos foi a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que contou com a presença do jornalista e escritor Maurício de Sousa.
 
Para a edição deste ano, a expectativa da coordenação é ainda maior. “Nós recebemos uma proposta de uma Feira de Quadrinhos da Espanha, que viria através da FLiQ. Além disso, o Departamento de Comunicação da UFRN está trabalhando num documentário sobre a CIENTEC”, conta a professora Rita Luzia.
 
A programação da CIENTEC está no site www.cientec.ufrn.br. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a coordenação pelo telefone (84) 3342-2227, opção 7, ou pelo e-mail cientecrn@gmail.com.

*Fonte: Agecom/UFRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo