Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/05/2015 09h11

Desafios da competitividade mobilizam instituições

Trabalho em conjunto pretende organizar iniciativas para melhorar a compreensão e o acesso às ferramentas de tecnologia e inovação

notícias relacionadas

A criação de um grupo de trabalho para definir as melhores estratégias a serem adotadas para garantir mais produtividade e competitividade às empresas brasileiras foi o resultado da oficina Desafios de um Brasil Competitivo, realizada nessa quarta-feira (27) pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com Sebrae, Confederação Nacional da Indústria, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Apex Brasil e Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação.

Várias iniciativas desenvolvidas por essas instituições para promover extensão tecnológica e gerencial nos pequenos negócios foram apresentadas durante a oficina, tendo em vista a discussão sobre como trabalhar essas ações de forma conjunta para oferecer um portfólio mais adequado e completo, que resulte em maior produtividade para essas empresas.

“Acredito que os esforços precisam ser somados. A convergência de interesses existe em todas essas iniciativas de extensionismo, todas têm um objetivo claro de diagnosticar as necessidades do empresário, especialmente o pequeno, para que ele tenha acesso à orientação”, afirmou a diretora-técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, ressaltando que "a sobreposição cria dificuldade de entendimento pelo empresário sobre as diferenças entre elas e seus respectivos objetivos. Devemos buscar convergência e complementariedade”, disse.

Durante o evento, foram apresentados os programas de extensão do Sebrae, como o de encadeamento produtivo, que promove a inserção competitiva de pequenos negócios na cadeia de grandes corporações. Essa iniciativa já beneficiou mais de 15 mil empresas em todo o país, nos segmentos da indústria, comércio, serviços e agronegócios, com um investimento de mais de R$ 90 milhões.

Os participantes da oficina também conheceram as ações do Sebraetec, que promoveu o acesso à inovação e tecnologia com o subsídio de até 80% do custo em mais de 92 mil empresas em 2914 e que terá um investimento de R$ 350 milhões em 2015. O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), rede de quase 1,5 mil extensionistas, bolsistas do CNPq, deverão atender mais de 51 mil negócios este ano.

Participaram do debate o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Alessandro Teixeira; o diretor de Desenvolvimento Produtivo da mesma entidade, Miguel Nery; o diretor do Departamento de Fomento à Inovação do MDIC, Marcos Vinícios Souza; e o secretário de Desenvolvimento da Produção o mesmo ministério, Carlos Gadelha, e de representantes de outras instituições. 

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo