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14/12/2010 11h09 - Atualizado em 14/12/2010 11h12

Região Nordeste é a que mais cresce em visitas na internet

O RN foi um dos estados com maior crescimento, correspondendo a 10,10%.

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Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, divulgada nesta terça-feira (14), revelou que a região que mais ganhou espaço na web ao longo dos últimos seis meses foi a Nordeste, com um crescimento de 7,53%, chegando a 13% do share nacional. O ranking de visitas na internet no país ainda é liderado pelo Sudeste, com 61,11% do market share.

A pesquisa do Hitwise Brasil monitora o uso da internet de mais de 500 mil pessoas em 270 mil websites no Brasil todo. O estudo comparou o período de 12 semanas terminadas em 05 de junho, com o de 12 semanas terminadas em 04 de dezembro. Também foram identificados os sites mais populares em market share de visitas em cada Estado e em cada região do país na semana de 04 de dezembro.

Alguns dos estados que mais ganharam relevância no país de um período para o outro estão concentrados na região Nordeste. O Rio Grande do Norte foi um dos maiores destaques no crescimento, com 10,10%, seguido de Paraíba e Pernambuco (9,14% e 8,39%, respectivamente.

Todos os outros estados da região também apresentaram algum grau de crescimento: Bahia (7,71%), Ceará (7,19%), Sergipe (7,07%), Alagoas (2,94%), Maranhão (1,81%) e Piauí (0,40%).
A Bahia é o Estado nordestino com maior market share de visitas à internet no país (4,43%).

Uma análise dos 50 primeiros sites mais populares no estado, que sozinhos representam 55,84% de todas as visitas na Bahia, revela que as categorias que mais se destacaram são: Ferramentas de Busca (40%), Redes Sociais (24,75%), Sites de E-mail (10,69%), Portais (7,91%), Vídeo e Multimídia (4,79%) e Esportes (1,92%).

O ranking dos sites mais populares na Bahia é liderado pelos sites do Google, assim como no resto do país: Google Brasil (11,43%), Google (9,99%) e Orkut (9,22%). Já o Bing, ferramenta de busca lançada em 2009 pela Microsoft em parceria com o Yahoo! para fazer frente à hegemonia do Google, apresenta um desempenho ligeiramente melhor no Estado baiano do que no país em geral, respectivamente na 19ª e 21ª posição.

Facebook e Twitter na Bahia aparecem em posições mais atrás em relação às colocações que ocupam no ranking do Brasil em geral. O primeiro está em 13º no Estado e 12ª no país, enquanto o segundo ainda ocupa a 28ª posição na Bahia e já é o 17º em todo o Brasil. Por outro lado, a versão em Português da Wikipedia já está em 15º no Estado, mas ainda o 20º no país inteiro.

No Sudeste, região que recuou 0,73% no período, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo se destacaram com crescimentos importantes de 9,34% e 5,66% respectivamente. Já São Paulo e Minas Gerais caíram: 3,94% e 2,20% cada um, mas continuam entre os mais relevantes em market share de visitas à internet.

A região Centro-Oeste caiu 2,09% em representatividade e possui agora 7,48% do share de visitas nacional. Goiás perdeu 5,44%, Mato Grosso 1,87% e Mato Grosso do Sul 0,06%.

O Sul também perdeu em representatividade e recuou 1,88%, atingindo 15,7% do bolo nacional. Isso ocorreu porque, embora Santa Catarina tenha avançado 3,64%, Rio Grande do Sul e Paraná caíram 0,78% e 5,71% respectivamente.

Apesar da região Norte não ter apresentado variações, continuando com 2,71% o Estado que mais cresceu em todo o Brasil em representatividade foi justamente o Amapá, com 12,13% de acréscimo no período. O Pará foi o outro Estado da região que apresentou crescimento, com 2,82% de avanço. Os demais Estados perderam representatividade: Roraima (-11,48%), Acre (-10,23%), Amazonas (-2,13%), Tocantins (-0,86%) e Rondônia (-0,55%).

O Distrito Federal registrou crescimento tímido de apenas 0,78%, chegando a 2,97% do share de visitas à internet no Brasil.

 

 

Fonte: Serasa Experian


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