Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/01/2012 16h28 - Atualizado em 24/01/2012 19h58

Associação de supermercados defende extinção das sacolas de plástico no RN

Em São Paulo (SP), os supermercados da capital paulista deixarão de fornecer as sacolinhas a partir desta quarta-feira (25).

Por: Annapaula Freire

Logo foi proibido o uso de sacolas plásticas em supermercados fixados no município de São Paulo (SP), a discussão sobre a aplicabilidade da lei em outras cidades do país foi suscitada. Em âmbito regional, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) é a favor que a medida também seja aplicada no RN.

Em maio de 2011, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sancionou lei que proíbe a utilização das sacolas. A partir desta quarta-feira (25), os supermercados da capital paulista deixarão de fornecer as sacolinhas.

Para o presidente da Assurn, Geraldo Paiva, a extinção das sacolas de plástico significa um ganho para a preservação do meio ambiente, visto que esse material plástico contribui para a poluição. “Foi uma boa iniciativa de São Paulo e é viável fazer isso aqui também. Temos no Brasil bons exemplos de cidades que proibiram as sacolas, como Jundiaí (no estado de São Paulo) e Belo Horizonte (MG)”, disse.

Na opinião do presidente da Assurn, para ser implementada, a iniciativa precisa ser oficializada em lei. “Sem lei, uns supermercados vão fazer; outros não, para agradar os clientes”, defende. Segundo Geraldo, a associação já procurou deputados estaduais para a realização de uma audiência pública, onde sociedade e empresários seriam convocados para debater a ideia e construir um projeto em parceira.

Com a proibição, o consumidor deverá substituir as sacolas de plástico por carrinhos de feira, caixas de papelão, e sacolas retornáveis. Em São Paulo, serão vendidas sacolas biodegradáveis que, porém, terão um custo: em média R$0,18.

Estima-se que cada família brasileira usa, em média, 66 sacolas plásticas por mês. Cada sacola demora em torno de 200 anos para se decompor.


2 Comentários
Edson 02/02/2012 16h31
É verdade que a maioria da população do planeta não estar preocupada com o que joga no meio ambiente,pois! meia duzia de comerciário quer salvar o mundo!s/ essa
Lília 29/01/2012 23h47
Parabéns pela iniciativa .
Já não era sem tempo .
Tudo o que se joga no lixo , vai parar em algum lugar .
O plástico DEMORA MAIS DE 500 ANOS NA NATUREZA ,POLUI

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo