Concessão de aeroportos deverá ajudar a custear terminais regionaisDinheiro dos leilões de concessão pode ir para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). |
notícias relacionadas
- Aeroportos brasileiros têm movimento tranquilo no domingo de Carnaval
- Usuários já podem avaliar serviços de aeroportos por meio de aplicativo gratuito
- Receita reforça fiscalização em voos internacionais no fim de ano
- BC fará dois leilões nesta quinta-feira para venda de até US$ 4 bilhões
- Governo faz leilão para privatizar aeroportos nesta segunda-feira
- Governo Federal divulga regras para financiamento de aeroportos com concessão pública
- Governo negocia com Trip e Azul para realizar rotas pelo interior do Estado
- Estrangeiros querem investir em aeroportos brasileiros, diz ministro
- Governo cria comissão para organizar aeroportos
- Fiesp faz campanha contra renovação sem licitação das concessões de energia
- Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília entram no programa de privatizações
- Diretoria da Aneel aprova editais de leilões de energia de agosto de 2011
O secretário de Aviação Civil, ministro Wagner Bittencourt, afirmou hoje (1º) que o governo federal deve usar parte dos recursos arrecadados com a concessão de aeroportos à iniciativa privada para custear outros terminais aéreos menos movimentados. Ele disse que uma parcela do dinheiro dos leilões de concessão pode ir para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), criado este ano justamente para ser fonte de recursos para os chamados aeroportos regionais.
“Não é importante só atender à massa maior de usuários dos aeroportos, mas também é importante desenvolver os aeroportos regionais”, disse Bittencourt, em São Paulo. “Esses aeroportos são vetores de desenvolvimento de certas regiões e muitos deles não são sustentáveis. A gente poderá irrigar tais aeroportos com esses recursos [da concessão].”
O ministro participou, nesta manhã, de uma reunião com empresários na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib). Lá, ele detalhou as propostas do governo de conceder a empresas os aeroportos de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, e também os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília.
O leilão para a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está marcado para o próximo dia 22; O dos outros três deverá ser no dia 22 de dezembro, informou o ministro, em entrevista coletiva.
Segundo ele, o governo ainda não tem uma previsão de quanto vai arrecadar com as concessões, nem sabe que percentual do que for arrecadado será aplicado no Fnac. Ele disse, porém, que a ideia de investimentos nos aeroportos regionais já está em discussão na Secretaria de Aviação Civil. Bitencourt explicou que este é um programa "muito forte" de governo, que visa a estabelecer uma política de desenvolvimento regional. “Essas concessões podem, obviamente, fortalecer esse tipo de programa.”
Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil

