Eletrodomésticos simples só podem ser comercializados com o selo do Inmetro144 tipos de eletrodomésticos só poderão ser vendidos ao consumidor com o selo do Inmetro |
notícias relacionadas
- Correios lança selo da Copa do Mundo em homenagem à Natal
- Eletrodomésticos e similares: a partir de hoje, selo de segurança do Inmetro é obrigatório
- Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida terão financiamento para móveis e eletrodomésticos
- Economia: consumidor deve optar por produtos mais eficientes
- Sistema de classificação de hotéis e pousadas será implantado no RN
- Frutas produzidas no RN recebem selo de orgânico
- Eletrodomésticos com selo de eficiência energética vão cair pela metade
- Empresas de turismo terão selo de qualidade
- Nove empresas do RN recebem outorga Selo Turismo Melhor
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
Entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013 uma nova medida relativa a segurança de eletrodomésticos simples. A partir de agora, 144 tipos de eletrodomésticos só poderão ser vendidos ao consumidor com o selo do Inmetro. Desde o primeiro dia do ano, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões, fornos elétricos, secadoras de roupa, entre outros produtos, passaram a ser fiscalizados pelos órgãos delegados do Instituto nos Estados, que recomendam atenção aos consumidores.
Fabricantes e importadores desses aparelhos já estavam impedidos de disponibilizar ao varejo equipamentos fora das exigências do Inmetro desde o dia 1º de julho de 2012, quando foram estabelecidos os requisitos de conformidade para aparelhos eletrodomésticos e similares.
O diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), Carlson Gomes, recomenda aos consumidores potiguares redobrar a atenção na hora da compra. "Somente leve o produto para casa se tiver o selo afixado e, em caso de irregularidades, denuncie à nossa Ouvidoria", alerta o gestor. O telefone para dúvidas e denúncias é o 0800-281-4054. A ligação é gratuita.
O Inmetro disponibilizou um guia com os aparelhos que estão obrigados a seguir as normas. Para mais informações acesse: http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/orientacoes-portaria-371-2009.pdf
Fonte: AssecomRN

