Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/01/2013 16h25

2013 começa com muito peso para o bolso

Para quem não organizou os gastos, o primeiro mês do ano se torna um momento de aperto e endividamento.

Por: Marcella Mendes

notícias relacionadas

Com tanto dinheiro gasto no final do ano com presentes de Natal, roupas para festas, férias escolares, viagens e eventos, é um grande desafio para as famílias começar 2013 com as contas no azul. Após a virada do ano, chega a hora de saldar diversos compromissos financeiros. Janeiro é o mês do vencimento dos tributos, da matrícula dos filhos e da compra do material escolar, entre outras cobranças. Para quem não organizou os gastos, o primeiro mês do ano se torna um momento de aperto e endividamento.

Em muitas residências da capital potiguar, os carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com vencimento em janeiro, já chegaram. Este ano, o imposto deverá pesar ainda mais no bolso dos contribuintes, que terão que pagar valores 5,31% maiores do que em 2012.

Ainda no primeiro trimestre, é a vez do IPVA. Mas este ano, os proprietários de automóveis receberam uma boa notícia. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores terá uma redução de 10,5% em 2013, em comparação com o ano passado. Para os carros com placas de final 1, o IPVA deverá ser pago no dia 21 de março.

Para fazer um ano diferente, evitando endividamentos e deixando os compromissos financeiros em dia, é importante colocar na ponta do lápis os gastos nos próximos meses. Para isso, é preciso lembrar quanto do orçamento da família já está comprometido com dívidas assumidas anteriormente e levar em conta os gastos cotidianos: alimentação, aluguel e transporte, por exemplo.

Com o orçamento em mãos, fica mais fácil retirar os gastos em excesso e planejar novos investimentos.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo