Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/04/2011 11h56

Ministério Público lança campanha de boicote a postos de combustível da cidade

Campanha ‘#combustivelmaisbaratojá’ deixa redes sociais e ganha as ruas com apoio de órgãos públicos.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte lançou nesta segunda-feira (11) a campanha ‘#combustívelmaisbaratojá', que tem por objetivo orientar a população a não abastecer nos postos que praticam preços abusivos na capital potiguar.

A campanha, que conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), do Procon Municipal e Estadual, vereadores e deputados estaduais, surgiu após a mobilização dos natalenses nas redes sociais, especialmente no Twitter, que reuniu relatos de consumidores indignados com aumento nos preços da gasolina, e gerou um abaixo assinado com mais de seis mil assinaturas.

A campanha contará com distribuição de panfletos e adesivos para veículos, instruindo os motoristas a não abastecerem nos postos localizados nas avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Prudente de Morais, Engenheiro Roberto Freire e todos da bandeira Petrobras localizados em vários bairros da capital.

De acordo com o Promotor de Defesa do Consumidor do estado, José Augusto Peres, o boicote é o meio mais eficaz de fazer valer a vontade do consumidor que se sente lesado em seus direitos.

"O Ministério Público está totalmente empenhado em proteger o consumidor dos abusos cometidos por donos de postos. O boicote a esses estabelecimentos é um instrumento legítimo de defesa, mas ele só irá funcionar se a sociedade estiver completamente engajada na campanha", afirmou Peres.

Para o vereador Júlio Protásio, o aumento dos preços da gasolina para cerca de 3 reais na capital potiguar é uma afronta à sociedade e deve ser combatida pela união das entidades classes e órgãos e públicos, juntamente com toda a população.

"Considero esse aumento uma verdadeira afronta à sociedade. Por isso, iniciamos a campanha que incentiva o boicote aos postos BR. Se conseguirmos reduzir os preços desses postos, todas as demais bandeiras reduzirão também. Quanto mais adeptos a campanha tiver, mais forte ela será, na luta para reduzir os preços abusivos", destacou o vereador.

O deputado estadual Fernando Mineiro ressaltou a importância do debate e da análise da formação dos preços dos combustíveis, para que seja cobrada uma resposta dos donos de postos em relação às margens excessivas de lucros desses empresários.

"Além da campanha, as agências reguladoras devem atuar de forma mais eficiente na fiscalização dos postos. No dia 20 deste mês, teremos uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater essa questão. Para isto, convidamos também os empresários do setor, o Ministério Público, OAB e Procon", disse Mineiro.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo